MUSEU: AVALIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA CIDADE EDUCADORA
Resumen
O Museu de Anatomia Humana, da Universidade de Brasília (MAH/UnB) é um dos espaços de Brasília que compõe a rede distrital de educação e divulgação científica - RedeCIÊNCIA. Com o objetivo de revelar ao público como esse museu é visto a partir do próprio museu, aqui, se buscou fazer uma autoanálise sobre a percepção de seus trabalhadores acerca dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que envolvem o espaço. Para tanto, foram aplicados questionários para a coordenação e os trabalhadores que foram interpretados conforme metodologia SWOT. Foi diagnosticada, como principal, a importância de se trabalhar no fortalecimento de canais de comunicação interna para favorecer o entendimento de todos acerca do funcionamento e do papel do museu perante a sociedade. Os apontamentos detectados serão norteadores para se delimitar estratégias que melhorem o MAH. Contribui-se aqui com outros espaços de divulgação e educação científicas, ao oferecer uma metodologia de autoavaliação.
Descargas
Citas
BRASIL. 2018. Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade. Disponível em: (http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade). Acesso em: 30/jan/2018.
CARVALHO, R. M. R. As transformações da relação museu e público sob a influência das tecnologias da informação. Musas, 2, 127-139, 2006.
Carta Das Cidades Educadoras, 1990. Disponível em: http://cidadeseducadoras.org.br/wp-content/uploads/2016/06/carta-cidades-educadoras-barcelona.pdf. Acesso em: 30/jan/2018.
CHAWLA, L. & CUSHING, D. F. Education for strategic environmental behavior. Environmental Education Research, 13(4), 437-452, 2007. Doi: 10.1080/13504620701581539
COSTEL, E. M. Didactic Options for the Environmental Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 180, 1380-1385, 2015.
ECCLES, J. A evolução do cérebro: a criação do eu. Instituto Piaget: Epigénese e Desenvolvimento. 424 p., 1989.
GDF. Guia de Turismo Científico de Brasília. 25 p., 2016 Disponível em: http://www.brasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2016/07/GUIA-FINAL-1.pdf http://redeciencia.com.br/docs/guia.pdf. Acesso em: 30/jan/2018.
GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14(50), 27-38, 2006.
GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, 1, 35-50, 2014.
ISAAC, G. The Food-sharing behavior of protohuman hominids. Scientific American, 4(238), 90-108, 1978.
IPHAN. Patrimônio mundial: fundamentos para seu reconhecimento. A convenção sobre patrimônio mundial cultural e natural, de 1972: para saber o essencial. Brasília, DF: IPHAN, 80 p., 2008.
LIMENA, M. M. C. Cidades Complexas no Século XXI ciência, técnica e arte. São Paulo em Perspectiva, 15(3), 37-44, 2001. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392001000300006
MARQUES, A. M. & MOREIRA, R. Cidades educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009, ISBN- 978-972-8746-71-1.
PAETZOLD, O. S. Educação e cidadania na perspectiva da cidade educadora: Um estudo a. partir de Frederico Westphalen. UNIrevista, 1(2), 1-6, 2006.
PARANHOS, T. 2014. Guns N’roses apoia alunos de medicina. Correio Braziliense, 2014. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2014/03/25/ensino_ensinosuperior_interna,419345/guns-n-roses-apoia-alunos-de-medicina.shtml. Acesso em: 09/fev/2018.
SCOTT, A. J., STORPER, M. The Nature of Cities: The Scope and Limits od Urban Theory. International Journal of Urban and Regional Research, 39(1), 1-15, 2015.
UnB. 2015. UnB e GDF lançam rede distrital de educação e divulgação científica. Disponível em: https://www.unbciencia.unb.br/humanidades/90-pedagogia/404-unb-e-gdf-lancam-rede-distrital-de-educacao-e-divulgacao-cientifica.
UNESCO. Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural, 1972. Disponível em: http://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf.
UNESCO. 64 cidades se unem à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, 2017a. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/64_cities_join_the_unesco_creative_cities_network/.
UNESCO. Creative Cities Network, 2017b. Disponível em: https://en.unesco.org/creative-cities/.
UNESCO. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/list-of-world-heritage-in-brazil/brasilia/.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.