Uma reflexão sobre motivos que desencadearam o movimento migratório de haitianos ao Brasil

Autores/as

  • Taize Giacomini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Bernartt

Palabras clave:

Haitianos;, Colonialismo;, Meio Ambiente;, Diaspora

Resumen

O Haiti enfrenta historicamente diversos problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais, que corroboram para uma situação de vulnerabilidade social da população. Desse modo, desde a metade do século XX, como nos mostram alguns autores, os haitianos deslocam-se geograficamente em busca de melhores condições de vida, em um movimento conhecido como diaspora. Diante desse contexto, o escopo deste artigo é discutir sobre a diaspora haitiana para o Brasil, de 2010 a 2015, apresentando algumas reflexões teóricas sobre motivos que a desencadearam. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, que tratam sobre a temática. As principais teorias e autores que embasam o estudo são: diaspora haitiana (HANDERSON, 2015; CONTIGUIBAPIMENTEL, CONTINGUIBA, 2014); modernização reflexiva e sociedade de risco (BECK, 1997, 2010; GIDDENS, 1991, ACSELRAD, 2009); colonialismo e pós-colonialismo (SANTOS, 2004; ESCOBAR, 2005); epistemologia ambiental (LEFF, 2010). Os resultados demonstram que a migração haitiana ao Brasil se deve, dentre outros motivos, à própria cultura da diaspora, instabilidade política e econômica, problemas ambientais historicamente enfrentados, além de fatores relacionados ao colonialismo do Haiti.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taize Giacomini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional (2017), Licenciada (2013) e Especialista (2015) em Letras Português-Inglês
pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Pato Branco). Docente de Língua Portuguesa
na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Maria de Lourdes Bernartt

PhD em Educação (UNOCHAPECÓ). Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP-SP). Licenciatura em Letras- Inglês. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, na Linha de Pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho.

Citas

ACSELRAD, Henri. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ARRAES, Eduardo Fonseca. Desastres e desenvolvimento: o caso do Haiti. In Revista Vitas. Ano III, n. 7. 2013.

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

___. Sociedade risco: rumo a outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIAMOND, Jared. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. (Trad. Alexandre Raposa). Ed. Record. Rio de Janeiro. São Paulo, 2005.

ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. LANDER, Edgardo (org). Colección Sur Sur. Buenos Aires: CLACSO, setembro 2005. P 133/168. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Escobar.rtf

FONSECA, Jamily Marciano. O vodu no bicentenário da independência haitiana. In Revista Ameríndia, v.10, p. 55-60, novembro de 2011.

GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2010.

PROSPERE, Renel; MARTIN, Alfredo. A questão ambiental no/do Haiti: um desafio na reconstrução do país. In Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. V 3. N. 3. 2011.

RAYNAUT, Claude. Atrás das noções de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável: questionando algumas representações sociais. 2009.

ROSA, Renata de Melo. A construção da Desigualdade no Haiti: experiências históricas e situações atuais. Disponível em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/relacoesinternacionais/article/viewFile/160/297>. Acesso em: 22 de jul. de 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.

VALLER FILHO, Wladimir. O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática. Brasília : FUNAG, 2007

Publicado

2017-10-26

Cómo citar

Giacomini, T., & Bernartt, M. de L. (2017). Uma reflexão sobre motivos que desencadearam o movimento migratório de haitianos ao Brasil. Périplos: Revista De Estudios Sobre Migraciones, 1(1), 126–143. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/6557