Uma reflexão sobre motivos que desencadearam o movimento migratório de haitianos ao Brasil

Autores

  • Taize Giacomini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Bernartt

Palavras-chave:

Haitianos;, Colonialismo;, Meio Ambiente;, Diaspora

Resumo

O Haiti enfrenta historicamente diversos problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais, que corroboram para uma situação de vulnerabilidade social da população. Desse modo, desde a metade do século XX, como nos mostram alguns autores, os haitianos deslocam-se geograficamente em busca de melhores condições de vida, em um movimento conhecido como diaspora. Diante desse contexto, o escopo deste artigo é discutir sobre a diaspora haitiana para o Brasil, de 2010 a 2015, apresentando algumas reflexões teóricas sobre motivos que a desencadearam. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, que tratam sobre a temática. As principais teorias e autores que embasam o estudo são: diaspora haitiana (HANDERSON, 2015; CONTIGUIBAPIMENTEL, CONTINGUIBA, 2014); modernização reflexiva e sociedade de risco (BECK, 1997, 2010; GIDDENS, 1991, ACSELRAD, 2009); colonialismo e pós-colonialismo (SANTOS, 2004; ESCOBAR, 2005); epistemologia ambiental (LEFF, 2010). Os resultados demonstram que a migração haitiana ao Brasil se deve, dentre outros motivos, à própria cultura da diaspora, instabilidade política e econômica, problemas ambientais historicamente enfrentados, além de fatores relacionados ao colonialismo do Haiti.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taize Giacomini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional (2017), Licenciada (2013) e Especialista (2015) em Letras Português-Inglês
pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Pato Branco). Docente de Língua Portuguesa
na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Maria de Lourdes Bernartt

PhD em Educação (UNOCHAPECÓ). Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP-SP). Licenciatura em Letras- Inglês. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UTFPR, na Linha de Pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho.

Referências

ACSELRAD, Henri. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ARRAES, Eduardo Fonseca. Desastres e desenvolvimento: o caso do Haiti. In Revista Vitas. Ano III, n. 7. 2013.

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997.

___. Sociedade risco: rumo a outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIAMOND, Jared. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. (Trad. Alexandre Raposa). Ed. Record. Rio de Janeiro. São Paulo, 2005.

ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. LANDER, Edgardo (org). Colección Sur Sur. Buenos Aires: CLACSO, setembro 2005. P 133/168. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/Escobar.rtf

FONSECA, Jamily Marciano. O vodu no bicentenário da independência haitiana. In Revista Ameríndia, v.10, p. 55-60, novembro de 2011.

GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.

LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2010.

PROSPERE, Renel; MARTIN, Alfredo. A questão ambiental no/do Haiti: um desafio na reconstrução do país. In Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. V 3. N. 3. 2011.

RAYNAUT, Claude. Atrás das noções de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável: questionando algumas representações sociais. 2009.

ROSA, Renata de Melo. A construção da Desigualdade no Haiti: experiências históricas e situações atuais. Disponível em: <http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/relacoesinternacionais/article/viewFile/160/297>. Acesso em: 22 de jul. de 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial: além de um e de outro. Conferência de abertura do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, setembro de 2004.

VALLER FILHO, Wladimir. O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática. Brasília : FUNAG, 2007

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Giacomini, T., & Bernartt, M. de L. (2017). Uma reflexão sobre motivos que desencadearam o movimento migratório de haitianos ao Brasil. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 1(1), 126–143. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/6557