Contribuições do trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde na atençãopsicossocial oferecida a imigrantes
Palavras-chave:
Psicologia, Atenção Psicossocial, Migração, Atenção Primária, Saúde Pública.Resumo
Este artigo propõe reflexões sobre o cuidado psicossocial oferecido a imigrantes no Brasil por meio de uma perspectiva não individualizante e não etnocêntrica. Com base teórica na etnopsiquiatria e na psicologia comunitária, a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do SUS em uma cidade do sul do Brasil, propomos possibilidades de atuação da psicologia com imigrantes em uma perspectiva centrada no território, entendendo este não apenas como espaço geográfico, mas especialmente como o ambiente onde relações e interações são estabelecidas. Conclui-se que os efeitos da migração são complexos por envolverem diversos âmbitos da vida dos imigrantes e da sociedade que os acolhe. Portanto, seus efeitos devem ser tratados a partir de um cuidado interprofissional de base comunitária, considerando aspectos culturais, saberes tradicionais e a pluralidade dos itinerários terapêuticos trazidos por outras culturas como possibilidade de inclusão no país de acolhida.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.