Sendo “Doutor” no exterior: brasileiros estudando Medicina na Argentina
Palavras-chave:
Migração estudantil, Ensino Superior, Medicina, Redes sociais, InternetResumo
O artigo apresenta os achados de uma investigação que analisou o crescimento da ida de brasileiros para a Argentina com o intuito de cursar Medicina. Buscamos entender as motivações dos estudantes a partir dos condicionantes estruturais e conjunturais da sociedade brasileira e de suas perspectivas pessoais. Para tal, foi feito um questionário, respondido por 108 estudantes. Identificamos que os estratos das classes médias e baixas deixam o país em virtude da persistente dificuldade de acessar o curso, apesar das expansões educacionais ocorridas nas últimas décadas. Estes alunos apoiamse, sobretudo, em práticas virtuais que facilitam a circulação de informações entre eles. Concluímos que se trata de uma fuga para o exterior.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.