Construção da identidade em pessoas LGTB+: um estado da arte sobre o tema
Palavras-chave:
Pessoas LGTB+, Sentido da vida, Construção de identidade, Saúde mental, Identidade de gênero, Migração no ChileResumo
Apesar dos avanços no reconhecimento e aceitação da diversidade sexual, persiste um forte viés heteronormativo, evidenciado nas ações de violência e discriminação a que são submetidas as minorias sexuais e de gênero. Esse contexto discriminatório gera condições que favorecem uma forte propensão em pessoas LGTB+ a apresentarem sintomas ansiosos e depressivos, o que se vê ainda mais nas experiências dos migrantes LGBT+ no Chile devido às fragilidades legislativas e superlotação vividas nos últimos anos. Este artigo envolveu uma revisão documental em periódicos científicos e considerou alguns autores clássicos que vão contribuir para a compreensão dos conceitos abordados. Isso permitiu gerar uma proposta analítica sobre a construção da identidade em pessoas LGTB+ e o papel que o sentido da vida pode ter como elemento protetor da saúde mental.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.