Movimentos migratórios estampados na imprensa brasileira: o imigrante agricultor, a bailarina e a opinião pública
Palavras-chave:
Imigração, Pós-guerra, Periódicos, Deslocados de guerra, Opinião públicaResumo
Os momentos históricos estampados em periódicos mostram problemas que são tratados como fragmentos de realidade e de opinião de juízo de valor de quem escreve, embora represente um instantâneo no qual a sociedade de uma época está sendo moldada. O objetivo desse trabalho é mostrar um momento histórico envolvendo migrações do pós-guerra para o Brasil por meio do que a imprensa veiculava. Como metodologia utilizou-se de pesquisa documental no acervo da revista “O Cruzeiro” e em jornais da época em busca das informações sobre o assunto veiculado para o público. O estudo procura mostrar, de um lado, o posicionamento de alguns e sua visão salvacionista da imigração dos deslocados de guerra, por outro, se evidencia as críticas da imprensa que influenciava a opinião pública com o descontentamento pela chegada de imigrantes sem o perfil pretendido. Como conclusão, evidencia-se a capacidade que a imprensa possui de dividir a sociedade em seus posicionamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.