A OIT e os processos migratórios para a América Latina: da Primeira Guerra Mundial à onda migratória após a Segunda Guerra Mundial
Palavras-chave:
Migrações, Organização Internacional do Trabalho, Legislação do trabalho, Direito Internacional, PanamericanismoResumo
Neste artigo analisaremos a forma como a Organização Internacional do Trabalho tratou a categoria de “trabalhador migrante” e como os países da América Latina estabeleceram seus próprios critérios em relação a esta categoria. Ao longo do período da Primeira Guerra Mundial à Segunda Guerra Mundial, as migrações internacionais passaram de um momento de forte expansão ao colapso durante a Crise de 1929. Os latino-americanos se interessaram pelo tema justamente quando os fluxos internacionais de trabalhadores foram interrompidos e levantaram suas próprias alternativas em fóruns regionais e globais. Neste artigo veremos quais são as posições americanas e as suas mudanças ao longo do período.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.