Migrações e cuidado nas fazendas hortícolas de General Pueyrredon. Entre trabalho infantil e acidentes

Autores

  • Guadalupe Blanco Rodríguez Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) - Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP).

Palavras-chave:

Migrações bolivianas, Trabalho, Cuidado, Mulheres, Horticultura

Resumo

Neste artigo analisamos os significados adquiridos pelo trabalho de cuidado realizado por mulheres migrantes bolivianas e suas filhas nas fazendas hortícolas de General Pueyrredón, Argentina. Em geral, a moradia das pessoas que exercem o trabalho nesses espaços de trabalho está localizada dentro das fazendas, o que gera uma sobreposição entre as tarefas domésticas, de cuidado e de mercado que as mulheres ali realizam. A circulação de meninos e meninas pelos espaços de trabalho faz com que esse cuidado assuma um “caráter público”, as pessoas não decidem como cuidar de seus filhos apenas em relação às suas necessidades, mas o que se constrói como “cuidado” é permeado pelos diálogos entre os migrantes e os agentes estatais que intervêm. Conforme analisaremos no artigo, os significados e inquietações que se instalam são diversos. Enquanto os agentes se preocupam com a existência de “trabalho infantil”, os migrantes atentam para a possibilidade de seus filhos sofrerem acidentes. Nesse contexto, são construídos discursos sobre os migrantes que os colocam em uma situação de vigilância que pressupõe que eles devem ser educados para compreender as formas corretas de criar e cuidar, fazendo o que está ao seu alcance para cuidar de seus filhos enquanto trabalham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ver lista de referências no arquivo pdf.

Ver lista de referencias en el archivo pdf.

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Blanco Rodríguez, G. . (2022). Migrações e cuidado nas fazendas hortícolas de General Pueyrredon. Entre trabalho infantil e acidentes. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 6(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/42185