Cuidados e migração: um guia de leituras

Autores

  • Eleonora López Instituto de Sociología, Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile.
  • Menara Guizardi Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina. Universidad de Tarapacá, Chile.
  • Herminia Gonzálvez Torralbo Instituto de Investigación y Postgrado, Facultad de Derecho y Humanidades de la Universidad Central de Chile, Chile.
  • Lina Magalhães Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Isabel Araya Universidad de Tarapacá, Chile.

Palavras-chave:

Cuidados, Migração feminina, Interseccionalidade, Estado da arte, América Latina

Resumo

O artigo reconstitui os debates sobre cuidados e migração nas ciências sociais desde os anos noventa, destacando as abordagens latino-americanas. Analisa-se como estas discussões permitiram elucidar dimensões até então invisibilizadas do fenômeno migratório: a agência feminina, as redes e campos sociais transnacionais e a dimensão de gênero das desigualdades entre o Norte e o Sul globais. Além disso, a partir das teorizações sobre as cadeias globais, a circulação dos cuidados e as dimensões comunitárias destes processos, as ciências sociais desenvolveram abordagens multiescalares e multidimensionais das migrações. Mostraremos como a perspectiva de gênero possibilitou teorizar as migrações femininas como um fenômeno dialético: que, contraditoriamente, fomenta a superação e a reprodução das desigualdades interseccionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ver lista de referências no arquivo pdf.

Ver lista de referencias en el archivo pdf.

Publicado

2022-09-01

Como Citar

López, E., Guizardi, M., Gonzálvez Torralbo, H., Magalhães, L., & Araya, I. (2022). Cuidados e migração: um guia de leituras. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 6(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/41623