A educação das novas gerações como ferramenta de ascensão social para as famílias migrantes da Grande Buenos Aires

Autores

  • Natalia Gavazzo CONICET-IDAES/UNSAM
  • Sofía Espul

Palavras-chave:

migração, educação, juventude, classes sociais, mobilidade.

Resumo

Tendo em consideração que a migração é uma estratégia de mobilidade sócio-econômica, analizamos depoimentos das mulheres de um bairro popular da Grande Buenos Aires sobre a importância da educação de seus descendentes. Partimos da premissa de que frequentemente a emigração da origem está motivada pelas expectativas de "dar uma educação aos filhos e filhas" e que o sucesso econômico no contexto migratório frequentemente está materializado na possibilidade de acessar este direito. Observaremos em seus relatos biográficos estas expectativas a partir dos esforços das mães para garantir o acesso à educação de seus filhos e filhas como forma de obter melhores trabalhos. Analisaremos os modos em que estas expectativas e esforços afetam as trajetórias educativas dos/das jovens, e os efeitos que têm na própria percepção sobre a relevância da educação como ferramentas para o acesso a melhores oportunidades e condições de vida.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Gavazzo, N., & Espul, S. . (2020). A educação das novas gerações como ferramenta de ascensão social para as famílias migrantes da Grande Buenos Aires. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/31169