A educação das novas gerações como ferramenta de ascensão social para as famílias migrantes da Grande Buenos Aires
Palavras-chave:
migração, educação, juventude, classes sociais, mobilidade.Resumo
Tendo em consideração que a migração é uma estratégia de mobilidade sócio-econômica, analizamos depoimentos das mulheres de um bairro popular da Grande Buenos Aires sobre a importância da educação de seus descendentes. Partimos da premissa de que frequentemente a emigração da origem está motivada pelas expectativas de "dar uma educação aos filhos e filhas" e que o sucesso econômico no contexto migratório frequentemente está materializado na possibilidade de acessar este direito. Observaremos em seus relatos biográficos estas expectativas a partir dos esforços das mães para garantir o acesso à educação de seus filhos e filhas como forma de obter melhores trabalhos. Analisaremos os modos em que estas expectativas e esforços afetam as trajetórias educativas dos/das jovens, e os efeitos que têm na própria percepção sobre a relevância da educação como ferramentas para o acesso a melhores oportunidades e condições de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.