Juventude, migração e vida cotidiana. Sentidos e apropriações do ensino médio nos subúrbios de Buenos Aires (Argentina)

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Migração, Sentidos, Cotidiano

Resumo

Atualmente, o ensino médio é uma das questões centrais da agenda educacional da região. Apesar dos avanços regulatórios e da sanção de sua natureza obrigatória, na Argentina é evidente a continuidade e persistência de práticas seletivas que continuam a excluir jovens de setores sociais que não foram seus receptores históricos. Neste artigo, reconstruímos a experiência escolar diária de um grupo de jovens que fazem parte de famílias migrantes, para refletir sobre os significados que adotam para eles. Adotamos uma abordagem etnográfica que coloca nosso olhar no cotidiano escolar como uma maneira de acessar as maneiras pelas quais os jovens se apropriam e influenciam a escola. Com base no diálogo com pesquisas anteriores, conseguimos identificar certos sentidos emergentes nesses jovens ligados à escola como um lugar de pertença, integração e diversidade.

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Publicado

2020-10-09 — Atualizado em 2020-10-10

Como Citar

Juventude, migração e vida cotidiana. Sentidos e apropriações do ensino médio nos subúrbios de Buenos Aires (Argentina). (2020). Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/31155