Experiências de formação de jovens pertencentes a famílias migrantes em Comodoro Rivadavia: relações intergeracionais, transmissão de memórias e processos de identificação

Autores

  • Andrea Gago U.N.P.S.J.B.-CONICET

Palavras-chave:

Jovens, Famílias migrantes, Memórias, Experiências formativas, Relações intergeracionais

Resumo

Neste artigo, apresentaremos algumas reflexões críticas sobre a abordagem das experiências de formação de jovens que pertencem a famílias que migraram da Bolívia -principalmente de áreas rurais- para Comodoro Rivadavia e que se reconhecem como parte de uma "comunidade boliviana". A partir de uma abordagem etnográfica, focalizamos a análise dos processos de transmissão intergeracional do conhecimento naquelas experiências ligadas às práticas escolares e comunitárias festivas e recreativas em que certas memórias são transmitidas e ressignificadas. Estamos interessados ”‹”‹em descrever como os jovens são educados como parte de famílias cujas práticas são atravessadas por processos de desigualdade social e marcas associadas ao estrangeiro. Partindo do compartilhamento dos avanços de uma investigação em andamento, apresentaremos algumas considerações teórico-metodológicas que julgamos necessárias para levar em consideração no desenho de políticas públicas que considerem as situações de jovens migrantes e filhos de migrantes em nosso contexto atual.

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Publicado

2020-10-09

Como Citar

Gago, A. (2020). Experiências de formação de jovens pertencentes a famílias migrantes em Comodoro Rivadavia: relações intergeracionais, transmissão de memórias e processos de identificação. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30961