“Trabalho infantil” ou “tradição cultural”? Aprofundando a análise das representações dos adultos sobre a inserção de crianças de famílias bolivianas em contextos de trabalho no interior da província de Buenos Aires

Autores

  • Julieta Nicolao
  • Emilio Tévez CONICET - NURES/UNICEN

Palavras-chave:

Representações, Escola, Famílias bolivianas, Infância e adolescência, Trabalho

Resumo

Este artigo procura reconstruir e aprofundar a análise sobre as representações geradas desde o ambiente escolar e desde a própria comunidade boliviana sobre as experiências de crianças e adolescentes incorporados/as às práticas produtivas /de trabalho no cinturão hortifrutícola do partido de General Pueyrredón (Buenos Aires, Argentina). O trabalho confronta os componentes socioculturais registrados em torno dos posicionamentos sobre situações de trabalho infantil e adolescente, em relação às condições de desigualdade estrutural associadas, entre outras, ao contexto da organização do trabalho e às condições de emprego que predominam na atividade.

Sustentado numa abordagem metodológica qualitativa, com entrevistas e observação passiva realizadas em quatro escolas e organizações ligadas à população migrante, seu desafio subjacente é ajudar a quebrar as visões estigmatizantes sobre as famílias bolivianas envolvidas nessas práticas, bem como expor as limitações que os atores do sistema educacional encontram para sua abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Nicolao, J., & Tévez, E. . (2020). “Trabalho infantil” ou “tradição cultural”? Aprofundando a análise das representações dos adultos sobre a inserção de crianças de famílias bolivianas em contextos de trabalho no interior da província de Buenos Aires. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/30773