Concepções do educativo de um museu de ciências sobre a sua formação museal com foco em acessibilidade.

Autores

  • Ianna Gara Cirilo Universidade Federal do ABC
  • João Rodrigo Santos da Silva Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56846

Palavras-chave:

formação; museus de ciências; acessibilidade; saberes; educadores

Resumo

Os museus desempenham papéis importantes na sociedade e têm em seus educadores e monitores figuras essenciais nessa relação. Para que esses educadores desenvolvam competências importantes é necessário que eles tenham uma formação museal convergente com a missão e valores da instituição em questão. Nessa pesquisa, procuramos entender o perfil do educativo de um museu de ciências do Instituto Butantan. Além de entender como foi o processo de formação desses educadores e monitores, de acordo com modelos propostos por Marandino (2008), e se ele envolveu a acessibilidade como abordagem. Praticamente todos os educadores tiveram formações no modelo de autoformação, esse fato levanta pontos de atenção sobre questões comunicacionais e outras que vão além do aprendizado de conceitos. As formações em acessibilidade foram bem diferentes entre um educador e outro o que corrobora a necessidade de o museu em questão pensar uma formação estruturada e contínua, dentro de um programa de acessibilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

BERDNIKOFF, Anatoli. N.; SILVA, João. Os saberes museais dos mediadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, v. 11, n. 6, p. 856-876, 2020.

BRASIL. Política Nacional de Museus – Memória e Cidadania. Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus: Brasília, DF: MinC/Ibram, 2013.

BRASIL. Caderno de Política Nacional de Educação Museal. Brasília: Ibram, 2018. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno- da-PNEM.pdf>. Acesso em 23 de agosto de 2022.

CAFFAGNI, Carla, MARANDINO, Martha. A produção do discurso de monitores em museus e centros de ciências. In: Educação e Cultura Científica e Tecnológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

CARLÉTTI, Chrystian; MASSARANI, Luisa. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, v.14, n.2, p. 1-17,

COSTA, Antonio. Os explicadores devem explicar? In: Diálogos e Ciência – mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, 2007.

DORNELES, Patricia; CABRAL, Isadora; CARVALHO, Claudia. Acessibilidade Cultural – Da Formação à Política Cultura. Revista UFG, Goiânia, v. 21, p. 2-28, 2021.

GOMES, Isabel; CAZELLI, Sibele. Formação de Mediadores em Museus de Ciência: Saberes e Práticas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 23-46, 2016.

LEYTON, Daina. Mediação, educação e acessibilidade em museus e centros culturais: a trajetória de educadores surdos. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Brasília, v. 21, n. 1. P. 151–170, 2023.

MARANDINO, Martha. Museus de Ciências como Espaços de Educação In: Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2005.

MARANDINO, Martha. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: GEENF/FEUSP, 2008a.

MARANDINO, Martha. Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: Workshop Sul-Americano & Escola de Mediação em Museus e Centros Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida, 2008b.

OVIGLI, Daniel. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 133-149, 2011.

QUEIROZ, Gloria. et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciência: o caso dos mediadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: v. 2, n. 2, p. 77-88, 2002.

RIBEIRO, Maria das Graças. Mediação – a linguagem humana dos museus. In: Diálogos e ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, 2007.

ROCHA, Jéssica; ÁLVARO, Marcelo; MASSARANI, Luisa; ABREU, Willian. Acessibilidade em museus de ciências: a perspectiva de mediadores brasileiros. Interfaces Científicas – Humanas e sociais. Aracaju: v.9, n.1, p. 103-119, 2021.

SALASAR, Desirée. Um museu para todos: manual para programa de acessibilidade. Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em: http://guaiaca. ufpel.edu.br:8080/handle/ prefix/4390. Acesso em: 17 nov. 2021.

SANTOS, Many; ZANETE, Rafaela. Práticas de Formação em e para/com públicos de Acessibilidade: A Experiência do Programa Educativo do Centro Cultural Oi Futuro – RJ. In: Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

SANTOS, Karlla; KUNZLER, Josiane; CAZELLI, Sibele.; ELIAS, Simone. Inclusão no Mast: formação em acessibilidade cultural em tempos de pandemia. In: Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

SARRAF, Viviane. Conceitos e diretrizes para o desenvolvimento de acessibilidade em museus de Ciências, a concepção do Cité dês Sciences et de l’Industrie em Paris e o projeto inaugural da Estação Ciência para inspirar novas práticas. In: Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

SASSAKI, Romeu. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar/abr p. 10-16, 2009.

SCHEFFE, José Vinícius; NOGUEIRA, Andrea. Acessibilidade no museu de arte contemporânea do Ceará: Estratégias através da acessibilidade atitudinal. 6ª Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio (Org) Viviane Panelli Sarraf

SILVA, Susana. Para além do olhar: construção e a negociação de significados pela educação museal. In: Arte como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009.

TOJAL, Amanda. P. Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem? Museologia & Interdisciplinaridade, v. 4, n. 7, p. 190-202, 2015.

ZANTEN, Agnès. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização Perspectiva. Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 25-45, 2004.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Gara Cirilo, I., & Rodrigo Santos da Silva, J. (2025). Concepções do educativo de um museu de ciências sobre a sua formação museal com foco em acessibilidade. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 283–298. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56846

Edição

Seção

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas