A dimensão educativa dos museus e o Capital da Ciência

reflexões sobre Inclusão e Acessibilidade no campo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56251

Palavras-chave:

educação museal, capital da ciência, acessibilidade, inclusão, transformação social

Resumo

A dimensão educativa dos museus desempenha um papel crucial na promoção do Capital da Ciência e na inclusão de diversos públicos, especialmente pessoas com deficiência. Baseado em discussões do encontro “Inclusão na Educação STEM e Espaços Não Formais”, organizado pelo STEM Education Hub do British Council Brasil, o texto aborda os desafios e oportunidades de tornar os museus acessíveis. As pesquisadoras participantes do evento destacaram a importância de políticas públicas robustas, práticas transversais de acessibilidade e a criação de ambientes acolhedores que promovam o engajamento científico, bem como a necessidade de articulação com as políticas públicas.  Conclui-se que, no Brasil, existe um potencial para tornar a Política Nacional de Educação Museal ainda mais robusta e coordenada se associada ao conceito de Capital da Ciência e articulada com uma abordagem de inclusão e acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Sehnem Heck, PUCRS

Ph.D. candidate in Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS (2021-present), with a sandwich period at the University of Newcastle (UK) (2022-2023). Currently pursuing a degree Pedagogy Bilingual (Portuguese- Brasilian Sign Language /Libras) at the National Institute of Deaf Education of Rio de Janeiro (INES) (2023 - present). Holds a Master's degree in Science and Mathematics Education from PUCRS (2021) and a Bachelor's degree in Biological Sciences - Teaching (2018). A member of the Curriculum, Culture, and Contemporaneity Research Group - GPECCC (CNPq - PUCRS/2018-present), the Brazilian Sign Language Study and Innovation Group - GEIL (CNPq/2019-present), and the Museums and Accessible Science Centers Group - MCCAC (2020-present). Holds certification in Advanced Libras Course (2019) from the National Federation of Deaf Education and Integration (FENEIS-RS). Currently conducting research on topics related to Inclusive Education, Education in Non-formal Spaces, and Science Capital of individuals with disabilities

Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj

Science communicator and researcher at Cecierj Foundation (Brazil), a CNPq Productivity Research Fellow and Professor at Oswaldo Cruz Foundation at the Doctorate and Master programs in Bioscience and Health Teaching and the Master in Science, Technology and Health Communication. She is the coordinator of the Research Group Accessible Science Museums and Centres, awarded by CIMUSET/ICOM 2023. She has a Ph.D. in Education from the University of São Paulo (Brazil), a Master in Scientific and Cultural Communication from the University of Campinas (Brazil), and a degree in Language Education from the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being one year as an exchange student at Kings College London (UK). My research and practical interests are to increase accessibility and diversity in science communication initiatives and museums.
ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9754-3874
Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Jessica-Rocha-9
Instagram: @grupomccac
Email: jnrocha@cecierj.edu.br

Referências

ARCHER, Louise et al. “Science capital”: A Conceptual, Methodological, and Empirical Argument for Extending Bourdieusian Notions of Capital Beyond the Arts. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, New Jersey, v. 52, n. 7, p. 922–948, 2015.

COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane. Subsídios metodológicos na construção de uma “acessibilidade plena”: a produção da identidade e da subjetividade de pessoas com deficiência. Revista Benjamin Constant, 2013. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/380

DA SILVA, Mauricio André; COSTA, Andrea Fernandes. História da Educação Museal no Brasil. São Paulo: ICOM-CECA, 2024.

DAWSON, Emily. Equity in informal science education: developing an access and equity framework for science museums and science centres. Studies in Science Education, London, v. 50, n. 2, p. 209–247, 2014.

DEWITT, Jennifer; ARCHER, Louise; MAU, Ada. Dimensions of science capital: exploring its potential for understanding students’ science participation. International Journal of Science Education, Taiwan, v. 38, n. 16, p. 2431–2449, 2016.

GOMES, Hilda; REIS, Bianca. Desafios, limites, engajamento e possibilidades na elaboração das ações educativas acessíveis. In: NORBERTO ROCHA, Jessica. (Org). Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências: experiências, estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021.

HECK, Gabriela. (defi)ciência & Inclusão: possibilidades para construção do Capital da Ciência a partir de uma experiência museal acessível. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 2024.

IBRAM. Política Nacional de Educação Museal. 2017.

INACIO, L. G. B. Indicadores de acessibilidade em museus e centros de ciências: aplicação na Caravana da Ciência. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química, IFRJ/Maracanã, 2017.

KINGS ECS. STEM Education Hub: Inclusion in STEM education and informal spaces, reflections on science capital. YouTube Video (01:29:41). 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v1VpQ0NtzSw. Acesso em: 20 nov. 2024.

NORBERTO ROCHA, Jessica et al. Investigating accessibility in Latin American science museums and centers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 92, n. 1, p. 1–16, 2020.

NORBERTO ROCHA, Jessica; SCALFI, Graziele; MASSARANI, Luisa. ECA 30 anos e o direito das crianças e adolescentes aos museus e à divulgação científica. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, [s. l.], v. 12, p. 115, 2021.

NORBERTO ROCHA, Jessica. (Org). Acessibilidade em Museus e Centros de Ciências: experiências , estudos e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj/Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis (MCCAC), 2021. p.480.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Nova York, 2006. Disponível em: https://www.un.org/esa/socdev/enable/documents/tccconvs.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

PASTOR HOMS, Maria Imamaculada; BENNASSAR, Maria del Carmen Fernández. El museo como contexto educativo en la infancia y adolescencia. International Journal of Developmental and Educational Psychology, vol. 2, n.1, p. 99-106, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832321010.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

SCIENCE CAPITAL BRASIL. Chama do engajamento – @sciencecapitalbrasil. Disponível em: https://sciencecapitalbrasil.blogspot.com/2022/01/chama-do-engajamento.html. Acesso em: 20 nov. 2024.

UCL. A Science Capital approach to building engagement. 2017. Disponível em: https://youtu.be/NDuEZFRt59M. Acesso em: 20 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Como Citar

Sehnem Heck, G., & Norberto Rocha, J. (2025). A dimensão educativa dos museus e o Capital da Ciência: reflexões sobre Inclusão e Acessibilidade no campo científico. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(27), 299–308. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56251

Edição

Seção

Dossiê A dimensão educativa dos museus: perspectivas políticas, poéticas e pedagógicas