A dimensão educativa dos museus e o Capital da Ciência
reflexões sobre Inclusão e Acessibilidade no campo científico
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v14i27.56251Palavras-chave:
educação museal, capital da ciência, acessibilidade, inclusão, transformação socialResumo
A dimensão educativa dos museus desempenha um papel crucial na promoção do Capital da Ciência e na inclusão de diversos públicos, especialmente pessoas com deficiência. Baseado em discussões do encontro “Inclusão na Educação STEM e Espaços Não Formais”, organizado pelo STEM Education Hub do British Council Brasil, o texto aborda os desafios e oportunidades de tornar os museus acessíveis. As pesquisadoras participantes do evento destacaram a importância de políticas públicas robustas, práticas transversais de acessibilidade e a criação de ambientes acolhedores que promovam o engajamento científico, bem como a necessidade de articulação com as políticas públicas. Conclui-se que, no Brasil, existe um potencial para tornar a Política Nacional de Educação Museal ainda mais robusta e coordenada se associada ao conceito de Capital da Ciência e articulada com uma abordagem de inclusão e acessibilidade.
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