O ensino de eletricidade em São Paulo e alguns exemplos de suas possibilidades práticas - objetos e experimentos científicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53009Palavras-chave:
Cultura material escolar, Ensino de Eletricidade, Objetos científicosResumo
Nos últimos anos do século XIX e durante as três primeiras décadas do século XX o ensino de ciências e de física se intensificou e o uso de objetos para o ensino prático dessa disciplina se tornou indispensável e uma verdadeira febre no ensino secundário paulista. Nesse estudo, propomos uma análise dos objetos científicos utilizados em salas de aula do ensino secundário, além de cotejar outras fontes tendo como fim realizar inferências sobre o ensino prático e as possibilidades experimentais do ensino de eletricidade no período. Utilizamos livros didáticos, catálogos e jornais de ampla divulgação da época para análise e, principalmente, objetos científicos e suas peculiaridades. As peças apresentadas nesse estudo são abordadas em seus aspectos subjetivos e materiais, tendo como norteador o estudo de DA SILVA (2005) e encontram-se no Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.
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