O ensino de eletricidade em São Paulo e alguns exemplos de suas possibilidades práticas - objetos e experimentos científicos

Autores

  • Bruno Bianchi Lopes Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Katya Braghini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53009

Palavras-chave:

Cultura material escolar, Ensino de Eletricidade, Objetos científicos

Resumo

Nos últimos anos do século XIX e durante as três primeiras décadas do século XX o ensino de ciências e de física se intensificou e o uso de objetos para o ensino prático dessa disciplina se tornou indispensável e uma verdadeira febre no ensino secundário paulista. Nesse estudo, propomos uma análise dos objetos científicos utilizados em salas de aula do ensino secundário, além de cotejar outras fontes tendo como fim realizar inferências sobre o ensino prático e as possibilidades experimentais do ensino de eletricidade no período. Utilizamos livros didáticos, catálogos e jornais de ampla divulgação da época para análise e, principalmente, objetos científicos e suas peculiaridades.  As peças apresentadas nesse estudo são abordadas em seus aspectos subjetivos e materiais, tendo como norteador o estudo de DA SILVA (2005) e encontram-se no Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Bianchi Lopes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Bruno Bianchi Lopes Gonçalves é professor na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini e no Colégio Luiz Rosa, lecionando diversas disciplinas em ciências humanas. É Mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PPG-EHPS) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro do Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). Licenciado em História pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista. 

Katya Braghini , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Katya Braghini é professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (PPG-EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Doutora e Mestre em Educação pela mesma universidade. Coordena o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). Atualmente coordena a Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências (REDiHEC). É Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). 

Referências

ALMEIDA, Norberto de. Caderno de lições da Escola Normal de São Paulo. 3º ano. São Paulo, 1902.

AZEVEDO, Paulo de. Física. Curso Secundário. Programa Ginasial Completo. Coleção F.T.D. Livraria Francisco Alves, São Paulo, 1927.

BAUER, Wolfgang. WESTFALL, Gary D. DIAS, Helio. Física para universitários. AMGH. Porto Alegre, 2012.

BRAGHINI, Katya M. Z. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Revista brasileira de história da educação, Maringá-PR, v. 17, n. 2 (45), p. 208/234, Abril/Junho, 2017.

CORREIO PAULISTANO, Bibliographia. N. 20.668, pg. 3, jan./1921. São Paulo, Brasil. Disponível em: < https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_07&Pesq=%22Antonio%20Padua%20Dias%22&pagfis=3951>. Acesso em: 13/01/2024.

CORREIO PAULISTANO. Lição de Physica. Anno XXXV, n. 9660, pg. 2, nov./1888. São Paulo, Brasil. Disponível em: < https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=090972_04&Pesq=%22electricidade%22&pagfis=10706>. Acesso em: 03/12/2023.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Livros e folhetos. Anno 97, n. 240, pg. 3, set./1921. Recife, Brasil. Disponível em: < https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_10&pesq=%22Antonio%20Padua%20Dias%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=4700>. Acesso em: 13/01/2024.

DIÁRIO NACIONAL. Livros novos. Anno I, n. 319, p. 2, mar./1928. São Paulo, Brasil. Disponível em: <https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=213829&pesq=%22Raul%20Romano%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=1803>. Acesso em: 06/02/2024.

DEL PRIORE, Mary. Histórias da gente brasileira. v. 2, Editora LeYa. Rio de Janeiro, 2016.

ECHO PHONOGRAPHICO. Anno III, Nº 22. São Paulo, jan./ 1904.

ECHO PHONOGRAPHICO. Anno III, Nº 35. São Paulo, jan./ 1905.

GAMOW, George. Biografia da Física. Zahar Editores. Rio de Janeiro, 1963.

GOMES, Rogério Viana. Atividade experimental no ensino de física: A montagem da máquina de Wimshurst como proposta de recurso didático no ensino de eletrostática. 2016. Universidade de Brasília, Planaltina, 2016.

GUIJARRO MORA, Víctor. Artefactos y Acción Educativa. Editorial Dykinson. Madrid. Espanha, 2018.

GONÇALVES, Bruno Bianchi Lopes. O ensino de eletricidade no estado de São Paulo (1890 – 1930): concepções, prescrições e objetos científicos. 2020. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

MARSHALL, Alfred W. The Wimshurst Machine: How to make and use it. 2 ed. New York: Spon & Chamberlain, 1908, 157 p. (46323).

NOBRE, Francisco Ribeiro. Tratado de Física elementar. 19ª edição. Lelo e Irmão Ltda. São Paulo, 1925.

O ARCHIVO ILLUSTRADO. O Cinturão Electrico do Dr. Sanden dá FORÇA VIRIL. Anno V, n. XLI, p.7, 1903. São Paulo, Brasil. Disponível em: < https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=719102&pesq=%22electricidade%22&pasta=ano%20189&hf=memoria.bn.br&pagfis=285>. Acesso em: 30/11/2023.

PADUA DIAS, Antonio de. Curso Elementar de Physica. Casa Vanorden. São Paulo, 1920.

PIÑAS, Raquel Quirino. TOMASIELLO PEDRO, Ricardo. Resultados finais do projeto Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (Fase 1): Planejamento e organização do inventário dos instrumentos científicos. Anais eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação. Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.

PRESTES, Gabriel. Relatório apresentado ao Sr. Dr. Cesario Motta Junior. São Paulo, 1895.

QUEIROZ, Antônio Carlos M. de. James Wimshurst. 2001. Disponível em: <http://www.coe.ufrj.br/~acmq/wimport.html> Acesso em: 19/01/20.

ROMANO, RAUL. Tratado de Physica. Comp. Melhoramentos de S. Paulo. São Paulo, 1928.

SÃO PAULO (Estado). Decreto N. 293, de 22 de maio de 1895. Approva o Regulamento dos Gymnasios do Estado.

SÃO PAULO (Estado). Lei N. 88, de 8 de setembro de 1892. Reforma a instrucção publica do Estado.

SÃO PAULO (Estado). Lei N.130, de 25 de abril de 1880. Autoriza o governo a abrir desde já a Escola Normal, e dá-lhe regulamento.

SÃO PAULO, Relatório do Director da Escola Normal. Typographia a vapor de Vanorden & Comp. São Paulo, 1894.

SCHENBERG, Mário. Pensando a física. Landy Editora. São Paulo, 2001.

TURNER, Gerard L’E. Nineteenth-Century scientific Instruments. Philip Wilson Publishers Ltd., Londres, 1983.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. SOUZA, Rosa Fátima de. Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária. Educação: Teoria e Prática – Vol. 22, n. 40, mai/ago- 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Lopes Gonçalves, B. B., & Braghini , K. (2024). O ensino de eletricidade em São Paulo e alguns exemplos de suas possibilidades práticas - objetos e experimentos científicos. Museologia & Interdisciplinaridade, 13(26), 169–198. https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53009

Edição

Seção

Dossiê Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia