Patrimônio arqueológico de Rondônia: realidades institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.48805

Palavras-chave:

Musealização da Arqueologia, Patrimônio Arqueológico, Museus e Instituições de Guarda e Pesquisa, Rondônia

Resumo

A preservação do patrimônio arqueológico pressupõe a existência de diretrizes que alicerçam e conferem profundo sentido à patrimonialização. Esse processo feito de maneira não refletida conduz ao esquecimento das razões que levam a selecionar, preservar e valorizar indicadores de memória. A partir dessa premissa, têm-se como objeto de estudo as coleções arqueológicas formadas no estado de Rondônia, salvaguardadas por museus e por instituições de guarda e pesquisa do patrimônio arqueológico. A Musealização da Arqueologia é assumida como horizonte teórico de apreensão das discussões. Primeiramente, são apresentadas, a partir de entrevistas, as condições de algumas das instituições que salvaguardam acervos arqueológicos de Rondônia, como também são feitas reflexões sobre os fluxos e processos de geração desses acervos; por fim, por meio da observação de experiências colaborativas, analisam-se alternativas de apropriações socioculturais qualificadas do patrimônio arqueológico. Com isso, possibilita-se a formação de um juízo sobre as condições de salvaguarda, uso social e público dos referidos bens patrimoniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilcimar Costa Barbosa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Bacharel em Museologia e Mestre em Arqueologia e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Museólogo do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia.

Carlos Alberto Santos Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre e Doutor em Arqueologia pela Universidade de Coimbra. Professor do Bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador Associado ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

BARBOSA, Gilcimar Costa. Patrimônio arqueológico de Rondônia: realidades institucionais. Dissertação (Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Bahia, 2023.

BARRETO, Cristina. Arqueologia brasileira, uma perspectiva histórica e comparada. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Suplemento 3, p. 201-212, 1999.

BERTOLO, Ana Izabela. Perspectivas dos processos de Musealização do Patrimônio Arqueológico no Estado de Rondônia. Dissertação (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, 2017.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealização da Arqueologia: um estudo de modelos para o projecto de Paranapanema – Cadernos de Sociomuseologia nº 17. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 1999.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealização da Arqueologia - alguns subsídios. Texto digitado, 2007.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealização da Arqueologia: caminhos percorridos. Revista de Arqueologia. Belém: Sociedade Brasileira de Arqueologia, v. 26/27, n. 2/1, p. 4-15, 2013/2014.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira Bruno. Entrevista concedida à Gilcimar Costa Barbosa a respeito do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Porto Velho, Rondônia. 11. jul. 2022.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. A presença do autor e a pós-modernidade em antropologia. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo: CEBRAP, n. 21, p. 133-157, 1988.

COSTA, Carlos Alberto Santos; COMERLATO, Fabiana. Você me daria um “cheque em branco”? Um olhar sobre endosso institucional em projetos de arqueologia. Revista de Arqueologia. Belém: Sociedade de Arqueologia Brasileira, v. 26/27, n. 2/1, p. 115-131, 2013/2014.

COSTA, Carlos Alberto Santos. Por políticas para a gestão e musealização do Patrimônio Arqueológico: uma escala de sentidos. Habitus. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, v. 17, n.1, p. 101-124, 2019.

DAMATTA, Roberto Augusto. O ofício do etnólogo, ou como ter ‘anthropological blues’. In: NUNES, Edson de Oliveira. Boletim do Museu Nacional - Antropologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, n. 27, p. 1-12, 1978.

DE OLIVEIRA FILHO, João Pacheco; SANTOS, Rita de Cássia Melo. Descolonizando a ilusão museal – Etnografia de uma proposta expositiva. In.: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ABREU, Regina; ATHIAS, Renato. Museus e atores sociais: perspectivas antropológicas. Recife: Editora UFPE, 2016, p 17-55.

DE PAULA, Bernardo Duque; SOARES, André Luis Ramos. Entrevista concedida à Gilcimar Costa Barbosa a respeito do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Porto Velho, Rondônia. 18. jul. 2022.

LIMA FILHO, Manuel Ferreira. O Fluxo das coisas Karajá e a coleção William Lipkind do Museu Nacional: a construção de um diálogo intercultural. Museus e atores sociais: perspectivas antropológicas. In.: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ABREU, Regina; ATHIAS, Renato. Museus e atores sociais: perspectivas antropológicas. Recife: Editora UFPE, 2016, p. 171-188.

GNECCO, Cristóbal. Caminos de la Arqueología: de la violência epistémica a la relacionalidad. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Humanas. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 4, n. 1, p. 15-16, 2009.

Instrução Normativa nº 001, de 25 de março de 2015. Estabelece procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe.

JORGE, Vitor Oliveira. Papel do Patrimônio Arqueológico na Complexa Construção de Identidade/Alteridades. Algumas reflexões para o enquadramento do problema. In.: Actas dos Encontros do Património de Vila do Conde. Vila do Conde: Câmara Municipal de Vila do Conde e Autores, 2003, p. 189-203.

Lei federal nº 3.924, de 26 de julho de 1961. Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In.: I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília: IPHAN, 2009, p. 127-135.

MILLER, Eurico. Arqueologia na Amazônia brasileira, no sudoeste da Amazônia, de Rondônia ao Rio Grande do Sul: dos “fatos” de ontem e do presente. In: Anais do XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira – Simpósios. Belém: SAB, 2009, p. 45-61.

MONGELÓ, Guilherme. O formativo e os modos de produção: ocupações pré-ceramistas no Alto Rio Madeira – RO. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo (Museu de Arqueologia e Etnologia / Programa de Pós-Graduação em Arqueologia). São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, Maria Coimbra. Entrevista concedida à Gilcimar Costa Barbosa a respeito do Museu Regional de Arqueologia de Rondônia (CPMRARO). Porto Velho, Rondônia. 02. ago. 2022.

ORTNER, Sherry Beth. Subjetividade e crítica cultural. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 13, n. 28, p. 375-405, 2007.

Portaria MINC/IPHAN nº 230, de 17 de dezembro de 2002. Compatibiliza as fases de trabalho dos licenciamentos ambientais com os estudos preventivos de Arqueologia.

RIBEIRO, Diego Lemos. A Musealização da Arqueologia: um estudo dos Museus de Arqueologia de Xingó e do Sambaqui de Joinville. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

ROCA, Andrea. Museus indígenas na Costa Noroeste do Canadá e nos Estados Unidos: colaboração, colecionamento e autorrepresentação. Revista de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, v. 58, p. 117-142, 2015.

SANTI, Juliana Rossato. Entrevista concedida à Gilcimar Costa Barbosa a respeito da Reserva Técnica do Departamento de Arqueologia (RT/DARQ) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho, Rondônia. 14. jul. 2022.

SILVA, Denise Ferreira da. Ninguém: direito, racialidade e violência. Meritum. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, v. 9, n. 1, p. 67-117, 2014.

SILVA, Enir Maria; ZANQUETTA, Vitória Ramirez. Entrevista concedida à Gilcimar Costa Barbosa a respeito do Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT). Porto Velho, Rondônia. 03. ago. 2022.

WICHERS, Camila Azevedo de Moraes. Dois enquadramentos, um mesmo problema: os desafios da relação entre museus, sociedade e patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia. Belém: Sociedade de Arqueologia Brasileira, v. 26/27, n. 2/1, p. 16-39, 2013/2014.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Costa Barbosa, G., & Santos Costa, C. A. (2023). Patrimônio arqueológico de Rondônia: realidades institucionais. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(24), 90–113. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i24.48805

Edição

Seção

Dossiê Museologias, Coleções e Arqueologias