O ensino de documentação museológica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.42965

Palavras-chave:

Ensino. Documentação museológica. Graduação em Museologia. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Resumo

Este artigo aborda aspectos do ensino da documentação no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instalado no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira e São Félix, a partir de análise de dados estatísticos institucionais do desempenho discente no componente curricular Informação e Documentação Museológica; de percentuais de Trabalhos de Conclusão de Curso na área de Documentação entre 2010-2018; e de especificidades decorrentes do projeto de Universidade em diálogo com culturas locais, da formação do corpo docente por museólogos, arqueólogos, antropólogos e historiadores da arte. Segundo as análises, há dificuldades enfrentadas pelos discentes tanto no início, a dinâmica universitária ainda não conhecida, quanto nos últimos semestres da graduação, especialmente na redação do TCC. Por fim, considera a documentação museológica fundamental para aplicar conhecimentos e desenvolver práticas na documentação de coleções arqueológicas, objetos artísticos, dentre outros. Também considera a relevância de abordagens sobre processos imateriais em trabalhos acadêmicos, embasados por uma abordagem da Museologia focada em memória, patrimônio e documentação.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Fernandes, H. L. A., & Tavares de Pinho Pepê, S. (2022). O ensino de documentação museológica na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 42–62. https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.42965

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi