Modelo de registo de dados para as Coleções de História Natural.

Estudo de caso: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Autores

Palavras-chave:

Gestão de coleções. Coleções de História Natural. Estrutura de dados e Normalização.

Resumo

A prática de documentar as coleções é uma atividade vital e fundamental a desenvolver em qualquer museu, constituindo-se como atividade básica do processo de gestão e uso das coleções – na investigação, educação e em exposições.

O presente artigo visa apresentar uma reflexão apoiada em observações concretas no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) sobre os instrumentos e práticas de documentação da Coleções de História Natural (CHN).

O mapeamento de fontes diversas permitiu a reconstrução de ligações perdidas entre os objetos e a informação.

Propõe-se, além disso, um modelo de registo de dados que permita contribuir para apoiar os procedimentos de gestão de coleções. Como referência adotaram-se os Requisitos de Informação (RI) definidos como apêndice da SPECTRUM 4.0 para apoiar a correta utilização da norma num sistema de gestão de coleções, contribuindo para a ampliação do valor museológico da CHN do MHNC-UP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-10

Como Citar

Magalhães, A., Semedo, A., & Medina, S. (2022). Modelo de registo de dados para as Coleções de História Natural. : Estudo de caso: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 289–303. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/42852

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi