Modelo de registo de dados para as Coleções de História Natural. Estudo de caso: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.42852

Palavras-chave:

Gestão de coleções. Coleções de História Natural. Estrutura de dados e Normalização.

Resumo

A prática de documentar as coleções é uma atividade vital e fundamental a desenvolver em qualquer museu, constituindo-se como atividade básica do processo de gestão e uso das coleções – na investigação, educação e em exposições.

O presente artigo visa apresentar uma reflexão apoiada em observações concretas no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) sobre os instrumentos e práticas de documentação da Coleções de História Natural (CHN).

O mapeamento de fontes diversas permitiu a reconstrução de ligações perdidas entre os objetos e a informação.

Propõe-se, além disso, um modelo de registo de dados que permita contribuir para apoiar os procedimentos de gestão de coleções. Como referência adotaram-se os Requisitos de Informação (RI) definidos como apêndice da SPECTRUM 4.0 para apoiar a correta utilização da norma num sistema de gestão de coleções, contribuindo para a ampliação do valor museológico da CHN do MHNC-UP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Juliana. Inventário ou catalogação. 2010. Disponível em: https:gestaodecolecoes.com/forums/topic/inventario-ou-catalogação. Acesso em: 23 set. 2021.

BOYLAN, Patrick John. Running a Museum: A Practical Handbook (Simultaneous French and Arabic editions). P. J. Boylan, Ed.). Paris: ICOM - International Council of Museums, 2004, p. 19.

CollectionsTrust. SPECTRUM 4.0. Padrão para gestão de coleção de museus do Reino Unido (Collections Trust) Anexo 1: Requisitos de informação, 2014. Disponível em: https://issuu.com/sisem-sp/docs/spectrum_pt_net. Acesso em: 12 ago. 2021.

DRCN. Mediação Cultural: objetos, modelos e públicos. In: Coleção Património a Norte, Direção Regional de Cultura Norte - Ministério da Cultura, n.º 5., 2020, p. 190. ISBN: 978-989-54450-9-7.

GASPAR, Rita; ALVES, Juliana. Novas leituras e formas de documentar nas coleções de Etnografia e Arqueologia MHNC-UP. U.Porto. MHNC-UP. PRISC.

Workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados emB(ibliotecas), A(rquivos) e M(useu). Porto: Goethe-Institut Portugal. GT-SIM |BAD, 2021.

MAGALHÃES, Anabela. Modelo de registo de dados para Coleções de História Natural. Estudo de caso: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. 2021. 151f. Projeto final de Mestrado em Museologia — Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto. 2021.

MATEUS, Simão A Coleção de Braquiópodes do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Comunicações Geológicas - LNEG, 104(2017), 2018.

MATOS, Alexandre SPECTRUM: Uma norma de gestão de coleções para os museus portugueses. Porto: Universidade do Porto, 2012.

MARÍN TORRES, María Teresa. História de la documentación museológica: la gestión de la memoria artística. (Á. Díaz Huice, Ed.) (Biblioteco). España: Trea, S. L., 2002

VASCONCELOS, António; HERMENEGILDO CARVALHO, José; PACHECO, Isabel; GUSMÃO, Paulo Universidade do Porto. Museus e Colecções Da Universidade. In: Boletim 3.4., 1992.

VIANA, Teresa Pereira. Universidade do Porto. A Universidade, Os Museus, e o Porto. In: Boletim 3.4, 1992.

Downloads

Publicado

2022-09-10

Como Citar

Magalhães, A., Semedo, A., & Medina, S. (2022). Modelo de registo de dados para as Coleções de História Natural. Estudo de caso: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 289–303. https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.42852

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi