De espólio a coleção

um dossiê sobre o processo de criação do acervo museológico do Memorial Arlindo Coelho Fragoso

Autores

Palavras-chave:

Acervo museológico; documentação museológica; memorial; acervo arquivístico.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a formação do acervo museológico do Memorial Arlindo Coelho Fragoso (MACF) localizado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (EPUFBA) e de como a documentação museológica foi necessária para transformar um espólio de objetos reunidos aleatoriamente em um acervo museológico que dialogue com o acervo arquivístico. Para tal fim abordaremos sobre a criação do MACF, o processo de musealização e a documentação museológica do acervo. A metodologia abordada no trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e os procedimentos que a sustentarão são: o estudo documental, bibliográfico e o descritivo, tendo o Memorial Arlindo Fragoso como universo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudio Alves Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal (FAPESB BOL2757/2012, CAPES BEX18009/12-3). Pós-doutorado PNPD/CAPES em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (88882.317832/2013-01). Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade na Universidade do Estado da Bahia. Professor Associado IV do Departamento de Museologia da UFBA. Professor permanente dos Programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Museologia da UFBA (PPGMUSEU). Pesquisador do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA (PPGMUSEU). Coordenador do Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos. Participou como membro da Comissão de Área Interdisciplinar da Capes.

Referências

CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Gestão de museus. Diagnóstico museológico e planejamento um desafio contemporâneo. Medianiz. 2 edição.

Legislação sobre Museus.Brasilia.edições Câmara,2012

PADILHA, Renata Cardozo. Documentação museológica e gestão de acervo. Florianopolis: FCC, 2014

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Ilara, J., & Alves Oliveira, J. C. (2022). De espólio a coleção: um dossiê sobre o processo de criação do acervo museológico do Memorial Arlindo Coelho Fragoso. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 189–200. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/42138

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi