O Patrimônio de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla)

ações de preservação e possibilidades

Autores

  • Patricia Muniz Mendes UFLA
  • Thomaz Chaves de Andrade Oliveira UFLA
  • Fernando Elias de Oliveira
  • Leandro Elias Canaan Mageste Univasf
  • Jean Paulo de Alvarenga UFLA

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.41827

Palavras-chave:

Patrimônio de Ciência e Tecnologia; Museus Universitários; Musealização; Coleções; Universidade.

Resumo

As universidades apresentam-se como locais profícuos para o acúmulo e guarda de acervos de Ciência e Tecnologia (C&T). As motivações para a preservação desse tipo de acervo nem sempre são explicitadas, devendo ser, portanto investigada. Nesse sentido, a Universidade Federal de Lavras, doravante UFLA, se configura como um desses espaços estratégicos para o acúmulo de testemunhos materiais de C&T, principalmente os relacionados com as inovações agrícolas nacionais. O presente artigo visa apresentar os resultados alcançados pelo projeto intitulado “A importância do Patrimônio de C&T da Universidade Federal de Lavras (UFLA): mapeamento, política de preservação e musealização”, que contou com o apoio da FAPEMIG. O objetivo do projeto foi identificar o patrimônio de C&T na UFLA e elaborar um conjunto de ações preservacionistas que buscaram valorizar esses testemunhos materiais de C&T como fontes primárias para pesquisas interdisciplinares. Verificou-se que os indícios materiais de C&T são fundamentais para a preservação da memória e da história institucional, sendo os museus universitários importantes órgãos para a conservação desses artefatos nas universidades e para sua comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thomaz Chaves de Andrade Oliveira, UFLA

Ciência da Computação, mestre em Engenharia Florestal, doutor em Engenharia Elétrica – Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras. E-mail: thomaz.oliveira@ufla.br

Fernando Elias de Oliveira

Analista de Sistemas, mestre em Administração Pública - Técnico em Assuntos Educacionais, Cargo Analista de Tecnologia da Informação, na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Leandro Elias Canaan Mageste, Univasf

Arqueólogo e Historiador, mestre e doutor em Arqueologia - Professor Adjunto do Colegiado de Arqueologia Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Jean Paulo de Alvarenga, UFLA

Graduando em Engenharia e Controle de Automação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), bolsista IC FAPEMIG.

Referências

BRASIL. Ministério da Cultura. Bases para a Política Nacional de Museus: Memória e Cidadania. Brasília: MinC, 2003.

DIAS, João Castanho. A terra prometida de Lavras. São Paulo: Barleus, 2009.

GRANATO ET AL., Marcus. Valorização do patrimônio científico e tecnológico brasileiro: resultados de pesquisa. [S. l.], 2013.

GRANATO, Marcus. Panorama sobre o Patrimônio de Ciência e Tecnologia no Brasil: Objetos de C&T. In: Cultura Material e Patrimônio de C&T. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 78–102. Disponível em: http://www.mast.br/projetovalorizacao/textos/livro cultura material e patrimônio de C&T/8 PANORAMA SOBRE O PATRIMÔNIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA NO BRASILMarcus.pdf.

LOURENÇO, Marta Catarino. Between two worlds: The distinct nature and contemporary significance of university museums and collections in Europe. 2005. Conservatoire National des Arts et Métiers, [S. l.], 2005.

LOURENÇO, Marta Catarino. O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa: museologia e patrimônio. V2, N1. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2009. a.

LOURENÇO, Marta Catarino. O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio, Rio de Janeiro, p. 47–53, 2009. b. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/45/25.

MEIRELLES, Lídia Maria. MUSEUS UNIVERSITÁRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: Gestão, experiências e dilemas na Universidade Federal de Uberlândia, 1986 –2010. 2015. Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2015.

MENDES, Patricia Muniz. O PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO UNIVERSITÁRIO: A formação das coleções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 2020. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, [S. l.], 2020. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/11774/1/PATRICIA MUNIZ MENDES Final.pdf.

MENDES, Patricia Muniz; OLIVEIRA, Thomaz Chaves de Andrade; RANGEL, Marcio Ferreira. O PATRIMÔNIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA): preservação e musealização em processo. In: Anais do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T. [s.l: s.n.]. p. 65–74.

MENDONÇA, Lúcia Glicério. Museus Universitários e Modernidade Líquida: compromissos, desafios e tendências (Um estudo sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, Brasil e Portugal). 2017. UNIVERSIDADE DO PORTO, [S. l.], 2017.

MOREIRA, Eliane Oliveira. “ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA”? PROGRESSO, MODERNIZAÇÃO E PROPAGANDA AGRÍCOLA NAS ENTRELINHAS DA REVISTA O AGRICULTOR (1922-1943). 2018. UFLA, [S. l.], 2018.

OLIVEIRA, Maria Creuza Bezerra De. Panorama da gestão de museus da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2004 a 2014. 2015. Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16156.

ROSSI, Michelle Pereira da Silva. “DEDICADO À GLÓRIA DE DEUS E AO PROGRESSO HUMANO”: A GÊNESE PROTESTANTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA (LAVRAS, 1892-1938). 2010. Universidade Federal de Uberlândia, [S. l.], 2010. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13622.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Muniz Mendes, P., Chaves de Andrade Oliveira, T., Elias de Oliveira, F., Canaan Mageste, L. E., & de Alvarenga, J. P. . (2022). O Patrimônio de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla): ações de preservação e possibilidades. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(22), 271–281. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.41827