O Patrimônio de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla)

ações de preservação e possibilidades

Autores

  • Patricia Muniz Mendes UFLA
  • Thomaz Chaves de Andrade Oliveira UFLA
  • Fernando Elias de Oliveira
  • Leandro Elias Canaan Mageste Univasf
  • Jean Paulo de Alvarenga UFLA

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.41827

Palavras-chave:

Patrimônio de Ciência e Tecnologia; Museus Universitários; Musealização; Coleções; Universidade.

Resumo

As universidades apresentam-se como locais profícuos para o acúmulo e guarda de acervos de Ciência e Tecnologia (C&T). As motivações para a preservação desse tipo de acervo nem sempre são explicitadas, devendo ser, portanto investigada. Nesse sentido, a Universidade Federal de Lavras, doravante UFLA, se configura como um desses espaços estratégicos para o acúmulo de testemunhos materiais de C&T, principalmente os relacionados com as inovações agrícolas nacionais. O presente artigo visa apresentar os resultados alcançados pelo projeto intitulado “A importância do Patrimônio de C&T da Universidade Federal de Lavras (UFLA): mapeamento, política de preservação e musealização”, que contou com o apoio da FAPEMIG. O objetivo do projeto foi identificar o patrimônio de C&T na UFLA e elaborar um conjunto de ações preservacionistas que buscaram valorizar esses testemunhos materiais de C&T como fontes primárias para pesquisas interdisciplinares. Verificou-se que os indícios materiais de C&T são fundamentais para a preservação da memória e da história institucional, sendo os museus universitários importantes órgãos para a conservação desses artefatos nas universidades e para sua comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomaz Chaves de Andrade Oliveira, UFLA

Ciência da Computação, mestre em Engenharia Florestal, doutor em Engenharia Elétrica – Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras. E-mail: thomaz.oliveira@ufla.br

Fernando Elias de Oliveira

Analista de Sistemas, mestre em Administração Pública - Técnico em Assuntos Educacionais, Cargo Analista de Tecnologia da Informação, na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Leandro Elias Canaan Mageste, Univasf

Arqueólogo e Historiador, mestre e doutor em Arqueologia - Professor Adjunto do Colegiado de Arqueologia Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Jean Paulo de Alvarenga, UFLA

Graduando em Engenharia e Controle de Automação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), bolsista IC FAPEMIG.

Referências

BRASIL. Ministério da Cultura. Bases para a Política Nacional de Museus: Memória e Cidadania. Brasília: MinC, 2003.

DIAS, João Castanho. A terra prometida de Lavras. São Paulo: Barleus, 2009.

GRANATO ET AL., Marcus. Valorização do patrimônio científico e tecnológico brasileiro: resultados de pesquisa. [S. l.], 2013.

GRANATO, Marcus. Panorama sobre o Patrimônio de Ciência e Tecnologia no Brasil: Objetos de C&T. In: Cultura Material e Patrimônio de C&T. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 78–102. Disponível em: http://www.mast.br/projetovalorizacao/textos/livro cultura material e patrimônio de C&T/8 PANORAMA SOBRE O PATRIMÔNIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA NO BRASILMarcus.pdf.

LOURENÇO, Marta Catarino. Between two worlds: The distinct nature and contemporary significance of university museums and collections in Europe. 2005. Conservatoire National des Arts et Métiers, [S. l.], 2005.

LOURENÇO, Marta Catarino. O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa: museologia e patrimônio. V2, N1. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, 2009. a.

LOURENÇO, Marta Catarino. O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio, Rio de Janeiro, p. 47–53, 2009. b. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/45/25.

MEIRELLES, Lídia Maria. MUSEUS UNIVERSITÁRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: Gestão, experiências e dilemas na Universidade Federal de Uberlândia, 1986 –2010. 2015. Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2015.

MENDES, Patricia Muniz. O PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO UNIVERSITÁRIO: A formação das coleções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 2020. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, [S. l.], 2020. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/11774/1/PATRICIA MUNIZ MENDES Final.pdf.

MENDES, Patricia Muniz; OLIVEIRA, Thomaz Chaves de Andrade; RANGEL, Marcio Ferreira. O PATRIMÔNIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA): preservação e musealização em processo. In: Anais do IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T. [s.l: s.n.]. p. 65–74.

MENDONÇA, Lúcia Glicério. Museus Universitários e Modernidade Líquida: compromissos, desafios e tendências (Um estudo sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, Brasil e Portugal). 2017. UNIVERSIDADE DO PORTO, [S. l.], 2017.

MOREIRA, Eliane Oliveira. “ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA”? PROGRESSO, MODERNIZAÇÃO E PROPAGANDA AGRÍCOLA NAS ENTRELINHAS DA REVISTA O AGRICULTOR (1922-1943). 2018. UFLA, [S. l.], 2018.

OLIVEIRA, Maria Creuza Bezerra De. Panorama da gestão de museus da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2004 a 2014. 2015. Universidade Federal de Pernambuco, [S. l.], 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16156.

ROSSI, Michelle Pereira da Silva. “DEDICADO À GLÓRIA DE DEUS E AO PROGRESSO HUMANO”: A GÊNESE PROTESTANTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA (LAVRAS, 1892-1938). 2010. Universidade Federal de Uberlândia, [S. l.], 2010. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13622.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Muniz Mendes, P., Chaves de Andrade Oliveira, T., Elias de Oliveira, F., Canaan Mageste, L. E., & de Alvarenga, J. P. . (2022). O Patrimônio de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla): ações de preservação e possibilidades. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(22), 271–281. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.41827