O Museu de Ciências Nucleares como um espaço interativo para desmistificação das ciências nucleares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.39953

Palavras-chave:

Museus de ciência e tecnologia, Competências e habilidades, Radioatividade, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo discute o potencial educacional do Museu de Ciências Nucleares (MCN) localizado na Universidade Federal de Pernambuco, primeiro museu de Ciências Nucleares da América Latina e o único no Brasil inteiramente dedicado ao tema da radioatividade e suas aplicações benéficas. Também apresenta apontamentos sobre o museu enquanto espaço facilitador para a produção de novos saberes e desenvolvimento de competências e habilidades para a educação básica. Nesta direção, o MCN proporciona uma aprendizagem interativa e significativa da Ciência Nuclear, articulando a informação científica à realidade social, possuindo um grande papel no processo de reconstrução do conhecimento, desmistificando mitos e medos infundados, promovendo um senso crítico e reflexivo acerca da radioatividade. Além disso, a visita ao MCN proporciona o questionamento reconstrutivo sobre riscos e benefícios da radioatividade que oportuniza aos envolvidos a tomarem decisões éticas e cidadãs a respeito do tema com uma visão mais ampliada e cientificamente embasada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1. ed. Lisboa: Plátano, 2003. Disponível em: https://bit.ly/3hI5jAm. Acesso em: 29 jul. 2020.

BORGES, Luis Fhilipi Carvalho; CABRAL, Tarso Sales; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. O Museu de Ciências Nucleares da UFPE e o ensino não formal de radioatividade. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 2, n. 1, p. 238-251, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2WVJ3LC. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Aplicações da Energia Nuclear. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2wq1tdr. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC, Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2DjBhnw. Acesso em: 29 jul. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://bit.ly/39atN0I. Acesso em: 25 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Brasília-DF, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fddwuS. Acesso em: 29 jul. 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89–100, 2003. Disponível em: https://bit.ly/3fckaS2. Acesso em: 29 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Education for Critical Consciousness. New York: Continuum International Publishing Group, 2005. Disponível em: https://bit.ly/33kw1vd. Acesso: 29 jul. 2020.

MARANDINO, Martha. Interfaces na relação museu-escola. Cad. Cat. Ens. Fis, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 85-100, 2001. Disponível em: https://bit.ly/308esw6. Acesso em: 29 jul. 2020.

MCMANUS, Paulette. Investigation of Exhibition Team Behaviors and the Influences on Them: Towards Ensuring that Planned Interpretations Come to Fruition. DUFRESNE-TASSÉ, C. Cultural Diversity, Distance and Learning. Quebéc: ICOM–CECA, p.182-189, 2000.

SNOW, Charles Percy. As Duas Culturas e uma segunda leitura: uma versão ampliada das Duas Culturas e a Revolução científica; trad. Geraldo Gerson de Souza/Renato de Azevedo Rezende Neto. S. Paulo: EDUSP, 1995.

SOUZA, Graziella Plaça Orosco de; LIMA, Angelita de Almeida Oliveira; JUNIOR, AntonioFluminhan. Educação Ambiental em Museus e Acervos de Ciências Naturais. Periódico eletrônico Fórum Ambiental, v. 11, n. 4, p. 232-246, 2015. Disponível em: https://bit.ly/333rpJo. Acesso em: 24 jul. 2020.

STUDART, Denise Coelho. The perceptions and behaviour of children and their families in child-orientated exhibits. (Unpublsihed doctoral dissertation). Museum Studies Department, University College London, London, 2000.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Overview of Information Literacy Resources Worldwide. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3fiE5yU. Acessoem: 29 jul. 2020.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Oliveira, B. de, Aquino, K. A. da S., Levy, D. S. ., & Khoury, H. J. . (2022). O Museu de Ciências Nucleares como um espaço interativo para desmistificação das ciências nucleares. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(22), 242–253. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.39953