Teias conectivas

os usos das tecnologias da informação e comunicação e os museus na construção da cultura digital

Autores

  • Valdir José Morigi UFRGS
  • Rafael Teixeira Chaves

Palavras-chave:

Teias Conectivas, Cultura Digital, Museu Virtual, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Reflete acerca dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação aplicada aos museus e a construção de cultura digital. As teias conectivas, expressas através das tecnologias digitais e nas redes sociais, produzem impactos na comunicação museológica, transformando a sua relação com o público e o fazer museológico. Os museus virtuais, a partir dos usos dos dispositivos tecnológicos digitais, realizam novas ações museológicas que incluem a divulgação de suas exposições, curadorias colaborativas etc. Assim, elas possibilitam o acesso às informações e novas as interações entre os cidadãos e às instituições museais, ao mesmo tempo em que tais ações auxiliam na construção da cultura digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERARDI, Franco. Fenomenología del Fin: sensibilidad y mutación conectiva. Buenos Aires: Caja Negra, 2017.

BERARDI, Franco. Depois do futuro. São Paulo: Editora Ubu, 2019.

CASTELLS, M. El impacto de internet en la sociedad: una perspectiva global. En C@mbio: 19 ensayos clave acerca de cómo Internet está cambiando nuestras vidas. Madrid, BBVA, 2013. Disponível em: <https://www.bbvaopenmind.com/wp-content/uploads/2014/01/BBVA-OpenMind-libro-Cambio-19-ensayos-fundamentales-sobre-c%C3%B3mo-internet-est%C3%A1-cambiando-nuestras-vidas-Tecnolog%C3%ADa-Interent-Innovaci%C3%B3n.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2020.

DODEBEI, Vera. Digital virtual: o patrimônio no século XXI. In: DODEBEI, Vera; ABREU, Regina. (Org.). E o patrimônio? Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria Ltda., 2008, v. 1, p. 11-32. Disponível em: <https://docplayer.com.br/42832519-E-o-patrimoniovera-dodebei-regina-abreu.html>. Acesso em: 01 abr. 2020.

HENRIQUES, Rosali. Memória, museologia e virtualidade: um estudo sobre o Museu da Pessoa. 2004. 224f. Tese (Mestrado em Humanidades e Tecnologia). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa. 2004.

HENRIQUES, Rosali. Museus virtuais e cibermuseus: a Internet e os museus. Disponível em: Acesso em: 07 ago. 2020.

HENRIQUES, Rosali. Os rastros digitais e a memória dos jovens nas redes sociais. Tese de Doutorado em Memória Social. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014.

HENRIQUES, R. M. N.; CHAVES, R. T. . Museus virtuais brasileiros: teias da musealização. In: Semana dos Museus da UFPel, 2020, Pelotas. Anais da Semana dos Museus da UFPel. Pelotas: Ed. da UFPel, 2020. v. 4. p. 235-246

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Denis. (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

RISTOL, Marcela B. Presencia de las redes sociales en los museos argentinos de gestión nacional: Avances significativos en su implementación (2015-2017). Información, cultura y sociedad, n.43, dez 2020 p.147-160. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS>. Acesso em: 22 dez. 2020.

SCHWEIBENZ, W. The “Virtual Museum”: new perspectives for museums to present objects and information using the Internet as a knowledge base and communications systems. 1998. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/221315497_The_Virtual Museum_New_Perspectives_For_Museums_to_Present_Objects_and_Information_Using_the_Internet_as_a_Knowledge_Base_and_Communication_System>. Acesso em: 20 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Morigi, V. J., & Teixeira Chaves, R. (2021). Teias conectivas: os usos das tecnologias da informação e comunicação e os museus na construção da cultura digital . Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 58–67. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37341

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)