Experiências educativas de integração comunitaria

Abordagens da cultura imaterial dos povos originarios venezuelanos

Autores

  • Jenny González Muñoz

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34539

Palavras-chave:

Museu. Culturas indígenas venezuelanas. Educação. Comunidades. Patrimônio.

Resumo

Este artigo mostra duas experiências educacionais sobre o Patrimônio Cultural Imaterial da Venezuela, realizadas com o objetivo de sensibilizar alunos e professores do ensino fundamental, como atores sociais da comunidade, para os processos artísticos, cerimoniais e tradicionais de vários grupos étnicos indígenas da Venezuela. Essas atividades fazem parte de um projeto pessoal de conhecimento, disseminação e promoção para a salvaguarda dos povos originários e suas construções culturais, tendo o museu e a escola como espaços educacionais, lugares de memória e poder pertencentes à estrutura urbana contemporânea.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

González Muñoz, J. (2020). Experiências educativas de integração comunitaria: Abordagens da cultura imaterial dos povos originarios venezuelanos. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 42–55. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34539

Edição

Seção

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas