Inclusão e diversidade nos museus em tempos de quarentena:

agora e depois

Autores

  • Denyse Emerich PPG-PMUS USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33995

Palavras-chave:

Quarentena, recomendações/protocolos, museu, inclusão, diversidade

Resumo

Este artigo pretende levantar alguns pontos relevantes para reflexão sobre os primeiros reflexos da quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo coronavírus, nos museus. Os focos da abordagem são sua relação com os visitantes e as dificuldades de comunicação ocasionadas pelo fechamento dessas instituições; a manutenção do contato dos museus com público em ambiente virtual; as primeiras providências para a retomada da visitação presencial e as recomendações/protocolos sugeridos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denyse Emerich, PPG-PMUS USP

Museóloga e Educadora em museus. Mestre em Museologia (PPGMus/USP); especialista em História da Arte (FAAP), em Arte Educação (ECA/USP) e em Museologia (MAE/USP); licenciada em Desenho e Plástica (UFJF). Atua como consultora na gestão de projetos educativos e de memória em museus e instituições culturais

Referências

AGÊNCIA IBGE Notícias. IBGE divulga as Estimativas de População dos municípios para 2018. AGÊNCIA IBGE Notícias. Rio de Janeiro: IBGE, 29 ago. 2018, Editoria: Estatísticas Sociais. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/22374-ibge-divulga-as-estimativas-de-populacao-dos-municipios-para-2018#:~:text=O%20IBGE%20divulga%20hoje%20as,da%20Popula%C3%A7%C3%A3o%20(Revis%C3%A3o%202018)>. Acesso em: 12 ago. 2020.

BELIK, Laura. O papel dos museus e seus espaços, durante e após a pandemia. Nexo. São Paulo: 2020. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/ensaio/debate/2020/O-papel-dos-museus-e-seus-espa%C3%A7os-durante-e-ap%C3%B3s-a-pandemia>. Acesso em: 21 jul. 2020

CECA-BR; REM-BR. Carta Aberta dos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de Covid-19 na educação museal no Brasil. Comitê Brasileiro de Educação e Ação Cultural do ICOM e Rede de Educadores de Museus ”“ Brasil, 30 abr. 2020. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2020.

INSTITUTO Brasileiro de Museus. Recomendações aos museus em tempos de covid-19. Brasília, DF: Ibram, 2020. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Recomendacoes_Museus.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2020.

LOBO, Ana Paula. No Brasil, 45,9 milhões de pessoas ainda não acessam a Internet. Convergência Digital. São Paulo: Convergência Digital, 29 abr. 2020, Inclusão digital. Disponível em: <https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=53506&sid=14&tpl=printerview>. Acesso em: 10 ago. 2020.

MARKETING Cultural. Saiba Tudo o Que é Preciso Saber Sobre o Auxílio Financeiro Para o Setor Cultural. Marketing Cultural. Rio de Janeiro: VALORES ”“ Agência para o Desenvolvimento Social e Humano, 2 jul. 2020, Leis. Disponível em: <http://marketingcultural.com.br/saiba-tudo-o-que-e-preciso-saber-sobre-o-auxilio-financeiro-para-o-setor-cultural/>. Acesso em: 15 ago. 2020.

PARK, Kil Jin Brandini. Inclusão digital. In: PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro; CARNICEL, Amarildo (Org.). Palavras-chave em Educação não-formal. Holambra: Setembro; Campinas: Unicamp/CMU, 2007.

RAPOSO, Luís. O que podem fazer os museus, estando encerrados? Público. Lisboa: Público ”“ Comunicação Social, S.A., 4 abr. 2020, Cultura/Ãpsilon, Opinião. Disponível em: <https://www.publico.pt/2020/04/04/culturaipsilon/opiniao/podem-museus-estando-encerrados-1910781>. Acesso em: 12 de ago. 2020.

REDE Gazeta. MASP demite 29 funcionários por causa da paralisia das atividades. A Gazeta: entretenimento: cultura, 2020. Disponível em: <https://www.agazeta.com.br/entretenimento/cultura/masp-demite-29-funcionarios-por-causa-da-paralisia-das-atividades-0720>. Acesso em: 30 jul. 2020.

REISS, Carlos. Os museus no pós-pandemia: entre o “novo normal” e a ressignificação. Plural. Curitiba: Editora Barbante, 25 jun. 2020. Disponível em: <https://www.plural.jor.br/artigos/os-museus-no-pos-pandemia-entre-o-novo-normal-e-a-ressignificacao/>. Acesso em: 21 jul. 2020

ROQUE, Maria Isabel. Repensar o museu em tempo de pandemia. a.muse.arte. 4 abr. 2020. Disponível em: <https://amusearte.hypotheses.org/6368>. Acesso em: 21 jul. 2020

ROSA, Eleonora Santa. Mudança de postura e foco - os museus pós-pandemia. Dom total. Belo Horizonte: Fundação Movimento Direito e Cidadania. 2020. Disponível em: <https://domtotal.com/noticia/1446733/2020/05/mudanca-de-postura-e-foco-os-museus-pos-pandemia/>. Acesso em: 21 jul. 2020

ROUBICEK, Marcelo. Os efeitos mais graves da pandemia nas periferias, em 4 pontos. Nexo. São Paulo: Nexo, 2 jun. 2020. Expresso. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/06/02/Os-efeitos-mais-graves-da-pandemia-nas-periferias-em-4-pontos>. Acesso em: 30 jun. 2020.

SÁ, Nelson de. Diretor do Sesc compara reabertura em São Paulo, no dia 10, a um renascimento. Folha de São Paulo. São Paulo: Folha de São Paulo, Ilustrada, 3 ago.2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/08/diretor-do-sesc-compara-reabertura-em-sao-paulo-no-dia-10-a-um-renascimento.shtml>. Acesso em: 03 ago. 2020.

SINGH, Kanishka. Museu Metropolitan corta mais 350 funcionários devido à pandemia. EXTRA. Barueri: Editora Globo S/A, Reuters, 2020. Disponível em: <https://extra.globo.com/tv-e-lazer/museu-metropolitan-corta-mais-350-funcionarios-devido-pandemia-24569715.html>. Acesso em 05 ago. 2020.

SOARES, Bruno Brulon; MOTTA, Renata Vieira da. Museus em tempos de Covid-19: o luto e a luta. Folha de S. Paulo. São Paulo: Folha de São Paulo, Tendências e Debates, 16.jun.2020, Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/06/museus-em-tempos-de-covid-19-o-luto-e-a-luta.shtml>. Acesso em: 12 ago. 2020.

STUDART, Denise Coelho. Pandemia global de Covid-19 e Impactos para os Museus: Crise ou Oportunidade? Revista Museu. Rio de Janeiro: Clube de Ideias Comunicação e Sistemas Ltda. 2020. Disponível em: <https://revistamuseu.com.br/site/br/artigos/18-de-maio/18-maio-2020/8539-pandemia-global-de-covid-19-e-impactos-para-os-museus-crise-ou-oportunidade.html>. Acesso em: 05 ago. 2020.

TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Políticas Públicas de Inclusão Cultural de Públicos Especiais em Museus. 2007. 322 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19032008-183924/>. Acesso em: 28 jul. 2020.

ZORZETTO, Ricardo. A matemática para conter o avanço explosivo do novo coronavírus. Veja Saúde. São Paulo: Editora Abril, 20 mar. 2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/a-matematica-para-conter-o-avanco-explosivo-do-novo-coronavirus/>. Acesso em: 16 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Emerich, D. (2021). Inclusão e diversidade nos museus em tempos de quarentena: : agora e depois. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 158–167. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33995

Edição

Seção

Dossiê Inclusão em Museus e Diversidade: conceitos, políticas e práticas