Acessibilidade nos Museus

património cultural para todos, uma experiência exitosa na Casa da Descoberta/Niterói.

Autores

  • Fabio Rodrigues Alves dos Santos
  • Melissa de Lima Macedo
  • Ruth Maria Mariani Braz

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.30412

Palavras-chave:

Casa da Descoberta, Acessibilidade, Inclusão, Equidade, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo divulgar uma experiência exitosa de uma visita guiada ao Museu da Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói).  Este espaço de aprendizagem não formal por meio de visitações guiadas e abertas ao público, cumpre com um papel social, educativo e de disseminação cultural na vida das crianças e jovens que por lá passa. Quanto ao procedimento, trata-se de uma pesquisa de campo, como também uma pesquisa bibliográfica. Nos resultados apresentamos as URLs dos vídeos aulas produzidas, a partir desta visita, postados no Youtube, possibilitam a todos o acesso e equidade na aprendizagem dos conceitos de Física. Com isso uma visita guiada à Casa da Descoberta pode trazer frutos na vida de muitos, sendo uma prática exitosa; melhorando assim a qualidade de vida de todos e com todos.

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Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-21

Versões

Como Citar

Rodrigues Alves dos Santos, F., de Lima Macedo, M., & Maria Mariani Braz, R. (2020). Acessibilidade nos Museus: património cultural para todos, uma experiência exitosa na Casa da Descoberta/Niterói. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 471–479. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.30412 (Original work published 3º de novembro de 2020)