Os Novos Museus e a Estética na Pós-modernidade

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18396

Palavras-chave:

Museus; Arte; Arquitetura; Estética; Pós-modernidade

Resumo

Esse artigo considera a eclosão dos novos museus como sintomática da cultura pós-mo- derna iniciada nos anos 1970.Toma como referência o Centro George Pompidou, em Paris (1977), considerado o marco inaugural da dita cultura dosmuseus, além do Guggenheim Bilbao (1997), tomado aqui como o principal exemplo da arquitetura icônica e midiáticados museus cntemporâneos. A arquitetura icônica dos novos museus, observada inicialmente no exemplo do Centro Georges Pompidou e, posteriormente, no Guggenheim Bilbao, é compreendida como emblemática do esgotamento da arqui- tetura moderna, marcado pela perda de sua função prospectiva, e da espetacularização dos museus na chamada pós-modernidade.

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Publicado

2018-10-29 — Atualizado em 2020-07-30

Versões

Como Citar

Os Novos Museus e a Estética na Pós-modernidade. (2020). Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 207–217. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18396 (Original work published 29º de outubro de 2018)