O Traje como Experiência Social

a coleção de Eufrásia Teixeira Leite assinada por Charles Worth no Museu Casa da Hera

Autores

  • Marijara Souza Queiroz Universidade de Brasília
  • Jessica Venância Franca de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v7i13.17774

Palavras-chave:

Eufrásia Texeira Leite, Museu Casa da Hera, Charles Worth, Moda, História das mulheres

Resumo

Este artigo analisa a coleção de trajes de alta costura que pertenceram a Eufrásia Teixeira Leite (1850 - 1930), confeccionados pelo estilista Charles Frederick Worth (1825 - 1895) e compõem a coleção do Museu Casa da Hera, Vassouras, RJ, com foco na experiência social e nos discursos de representação a partir desta coleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marijara Souza Queiroz, Universidade de Brasília

Professora Assistente do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UNB). Doutoranda em Teoria e História da Arte pelo Instituto de Artes da UNB. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Jessica Venância Franca de Freitas

Museóloga graduada pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
(UNB).

Referências

BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Trad. Lúcia Olinto. Rocco: Rio de Janeiro, 2003.

BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos objetos. Perspectiva: São Paulo, 2000.

BAUDELAIRE, Charles Pierre. Sobre a modernidade. Betrand Brasil:Rio de Janeiro, 1997.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Zahar: Rio de Janeiro, 2005.

BONADIO,Maria Claudia. Moda! Um perigo para as boas moças: Estudo sobre a imagem feminina (1910-1930). Unicamp: Campinas, 1996.

CALANCA, Daniela. História e Moda. In: SORCINELLI, Paolo (org.). Estudar a moda: corpos, vestuários, estratégias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008, p. 48-55.

CARNEIRO,Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. São Paulo: FEUSP, 2005. (Tese de doutorado).

CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

COURTEAUX, Olivier. Charles Frederick Worth, the empress Eugenie and the invention of haute couture.[Online, 2008] Disponível em:Acesso em: 01 de junho 2016 COLÓQUIO DE MODA. [Online]. Disponível em:Acesso em: 10 de maio de 2016.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas.Trad. Cristiana Coimbra. SENAC: São Paulo, 2006.

DEJEAN, Joan. A essência do estilo. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2010.

ECO, Humberto. O hábito fala pelo monge In: ECO, Umberto (Org.). Psicologia do vestir. 3ª Ed.Assírio e Alvin: Lisboa, 1989.

EMBACHER,Airton. Moda e identidade:A construção de um estilo próprio. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2003. 226 pp.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A crise dos comissários de café do Rio de Janeiro. UFF, Departamento de História: Niterói, 1997. (Dissertação de mestrado).

GARCIA, C; MIRANDA,A.P. de. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. Anhembi Morumbi: São Paulo, 2005.

GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônio. IPHAN: Rio de Janeiro, 2007. (Coleção Museu, Memória e Cidadania).

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa.Companhia das Letras: São Paulo, 2008.

LIPOVESTSKY, Gilles. O Império do Efêmero: A moda e seu destino nas sociedades modernas. Companhia das Letras: São Paulo, 2007.

__________. O Luxo Eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Trad. Maria Lúcia Machado. Companhia das Letras: São Paulo, 2005.

LURIE,Alisson. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro, Ed. Rocco, 1997.

MELLO E SOUZA,Gilda. O espírito das roupas: a moda no século dezenove.Companhia das letras: São Paulo, 2009.

MELO, Hildete P.; FALCI, Miridam B. Knox. Riqueza e emancipação: Eufrásia Teixeira Leite, uma análise de gênero. In:Revista Estudos Históricos:Rio de Janeiro, FGV, n. 29, 2002.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: Documentos pessoais no espaço público. CPDOC/FGV-IEB/USP: São Paulo, 1997.

MORAES, Patrícia Regina. A Teoria das Representações Sociais. São Paulo, 2014.Acessado em 12 de junho de 2015. In: <http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/direito_foco/artigos/ano2014/teoria_representacoes.pdf>

OLIVIER, Courteaux. Charles Frederick Worth, the empress eugénie and the invention of haute-couture. In: Napoleon. Org, 2008.

QUEIROZ, Eneida Quadros. Museu Casa da Hera. Ibram: Brasília, 2014.

RECHENA,Aida.Teoria as Representações Sociais: uma ferramenta para a análise de exposições museológicas. Cadernos de Sociomuseologia, n.41, 2011.

SANT’ANNA,Denize Bernuzzi. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. Estação das Letras: Florianópolis, 2007.

SÊGA, Rafael Augustus. O conceito de Representação Social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90, Porto Alegre , N.13, julho de 2000.

SILVA,Ana Cristiane da.O Vestuário como elemento constituinte da identidade das mulheres de elite na Bahia (1890 -1920) a partir da análise da Coleção do Museu Henriqueta Catarino em Salvador - BA. UFFS/PPG/História - Feira de Santana, BA, 2009. (Dissertação de Mestrado)

STEIN, Stanley J.Vassouras: Um Município Brasileiro do Café, 1850-1910. Rio de Janeiro. PESAVENTO, Sandra J. História & História Cultural. 2ª Ed: Autêntica: Belo Horizonte, 2005.

PIRES, B.D.(org.).Design de Moda: olhares diversos. Estação das Letras e Cores Editora: São Paulo, 2008.

PROWN, J. D. Mind in matter: an introduction to material culture theory and method. Winterthur Portfólio, vol.17 no.1, p. 1-19,spring, 1982.

______. The truth of material culture: history of fiction. In:History from things: essays on material culture. Ed. Steven Lubar;W. David Kingery. Smithsonian Books:Washington, 1995.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Queiroz, M. S., & Freitas, J. V. F. de. (2018). O Traje como Experiência Social: a coleção de Eufrásia Teixeira Leite assinada por Charles Worth no Museu Casa da Hera. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(13), 70–86. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i13.17774

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Museologia e Gênero