Arte e história

paradoxos renitentes

Autores

  • Luiz Cláudio da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17732

Palavras-chave:

Arte e arquivo, Arte e história, Arte e documento, Arte e tempo, Arte contemporânea

Resumo

Informadas pela contradição entre documento e arte já vigente nas práticas conceitualistas, as poéticas do arquivo que surgiram por volta dos anos 90 não se pautaram por alternativas restritivas. Orientaram-se por paradoxos renitentes que encerram tanto o que é arte quanto o que não é. A reciprocidade contraditória entre documento e arte estrutura a obra de Fernando Bryce. Aluno de Christian Boltanski nos anos 80, o artista peruano analisa as relações de poder na história desde que a fotografia começou a ser usada na imprensa. Reunindo séries independentes, o livro Americas aborda a história da região no contexto da Guerra Fria e da consolidação da Organização dos Estados Americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERRO, Alexander. STIMSON, Blake (Ed.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, London: MIT Press, 1999.

ARNATT, Keith. Interview. In: ROBERTS, John (Org.). The impossible document: photography and conceptual art in Britain, 1966-1976. London: Camera Work, 1997.

ART & LANGUAGE. Moti Memoria. In ROBERTS, John (Org.). The impossible document: photography and conceptual art in Britain, 1966-1976. London: Camera Work, 1997.

ATKINSON, Terry. Using photographs circa 1974. In: ROBERTS, John (Org.). The impossible document: photography and conceptual art in Britain, 1966-1976. London: Camera Work, 1997.

BARTHES, Roland. O efeito de real. In: O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRYCE, Fernando. Americas. Barcelona: Edições Polígrafa, 2009.

BUCHLOH, Benjamin. Atlas, Warburg’s paragon? The end of collage and photomontage in postwar Europe. In: SCHAFFNER, Ingrid; WINZEN, Mathias. Deep Storage: collecting, storing, and archiving in art. New York, Munich: Prestel-Verlag, 1998 (catálogo).

COSTA, Luiz Cláudio da. A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014.

_________. A poética da memória e o arquivo no trabalho de Leila Danziger. Arte & ensaios, Rio de Janeiro, n.19, 2009.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume

Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, George. Atlas ou le gai savoir inquiet. Paris: Minuit, 2011.

_________. La ressemblance par contact: archéologie, anachronisme et modernité de l’empreinte. Paris: Minuit, 2008.

EDWARDS, Steve. Martha Rosler: The bowery in two inadequate descriptive systems. London: Afterall books, 2012.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

ENWEZOR, Okwui. Archive fever: uses of document in contemporary art. New York, Göttingen: International Center of Photography/Steidl Publishers, 2008 (catálogo).

FOSTER, Hal. Bad news: art, criticism, emergency. London, New York: Verso books, 2015.

_________. O retorno do real: a vanguard no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2005.

_________. Isto não é um cachimbo. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

GRENIER, Catherine. Il y a une histoire... In: GRENIER, Catherine et al. Christian Boltanski. Paris: Flammarion, 2011.

KRAUSS, Rosalind. The originality of avant-garde and other myths. Cambridge, London:

MIT Press, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PIMENTEL, Leandro. O inventário e a poética das coleções. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014.

POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.

RAMIREZ, Mari Carmen. Blueprint circuits: conceptual art and politics in Latin America. In: ALBERRO, Alexander. STIMSON, Blake (Ed.). Conceptual art: a critical anthology. Cambridge, London: MIT Press, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível, São Paulo: Ed. 34, 2005.

ROBERTS, John. Photography, iconophobia and the ruins of conceptual art. In: ROBERTS, John (Org.). The impossible document: photography and conceptual art in Britain, 1966-1976. London: Camera Work, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Costa, L. C. da. (2016). Arte e história: paradoxos renitentes. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(10), 145–156. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17732

Edição

Seção

Dossiê - Museus de Arte: exposição, informação e história (s)