O outro estrangeiro

reflexões sobre o museu fictício de Ícaro Lira

Autores

  • Flavia Klausing Gervasio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17730

Palavras-chave:

Museus, Museus fictícios, Exposição, Arte contemporânea

Resumo

Neste artigo vamos analisar uma proposição artística de Ícaro Lira, o Museu do Estrangeiro, exibida na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, em 2015. Nesta exposição, Ícaro apresenta um museu fictício que se desdobra entre recortes de notícias, imagens, reproduções de obra de arte, livros, revistas, depoimentos e fotografias. Neste percurso de colagens e experimentações, busca-se a reflexão sobre o conceito do outro a partir da estrutura de uma instituição museológica, sem chegar a uma conclusão final. O estrangeiro, aqui, possui uma definição ampliada e se refere ao diferente, ao esquecido, presente em diferentes momentos da História.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Gervasio, F. K. (2016). O outro estrangeiro: reflexões sobre o museu fictício de Ícaro Lira. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(10), 132–144. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17730

Edição

Seção

Dossiê - Museus de Arte: exposição, informação e história (s)