Teses de Artistas
relevância das informações como ferramenta para preservação da arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17728Palavras-chave:
Preservação, arte contemporânea, teses de artistas, documentaçãoResumo
Compreender aspectos conceituais e materiais sobre as obras de arte são condições para preservação de qualquer bem patrimonial. No caso de obras contemporâneas, todas as fontes primárias e secundárias sobre o artista são fontes de documentação importantes para a sua preservação. Este artigo tem como objetivo destacar a importância das informações contidas nas dissertações, teses, memoriais realizadas por artistas que nem sempre são instrumentos de pesquisa dos profissionais que possuem a missão de conservar a arte contemporânea.
Downloads
Referências
ACOSTA, Daniel. Paisagem Portátil: Arquitetura da Natureza Estandardizada. Tese (Profa. Dra. Carmela Gross) Escola de Comunicações e Artes, 2005.
FAJARDO, Carlos Alberto. Poéticas Visuais: A Profundidade e a Superfície. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Artes Plásticas de Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 1998.
FERRARI, Donato. Depoimento à autora. São Paulo, 22 de abril de 2009.
HUYS, Frederica; BUCK, Anne de. Artist Participation. In: Inside Installations. reservation and Presentation of Installation Art. ICN/SBMK 2007, p45-47.
HUMMELEN, Y. The conservation of modern contemporary art: new methodos and strategies? In: CORSO M. A. (Ed). Mortality Imortality?. Los Angeles: J. Paul Getty Trust, 1999.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus Acolhem Moderno. São Paulo: Edusp, 1999.
MORAES, Laura Vinci de. Dissertação Mestrado (Profa. Dr. Carmela Gross). Escola de Comunicações e Artes. São Paulo, 1999.
NITSCHE, Maria do Carmo Gross. Pintura/desenho. Tese de Doutorado na área de Artes da Escola de Comunicações de São Paulo (prof.Dr. Walter Zanini) São Paulo,1987.
SEHN, Magali Melleu. Entre Resíduos e Dominós; preservação de instalações de arte no Brasil. Belo Horizonte: C/ARTE, 2014.
SPANIOL, José Paiani. Verticalidade e Espelhamento. Tese. Marco Giannoti (orientação) ECA/USP, 2009.
TAVARES, Ana Maria. Armadilhas para os sentidos. Uma experiência no espaço-tempo da arte. (Orientador: Regina Silveira), ECA, 2000.
TOZZI, Cláudio. O processo de construção da Imagem e sua aplicação, relação com o espaço urbano: arte no lugar da arquitetura no fazer de um artista plástico/arquiteto, 2001, FAU/USP.