Decifrando Conceitos em Museologia: Entrevista com Mário Caneva Moutinho

Autores

  • Ana Carvalho Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16922

Palavras-chave:

Museologia, Sociomuseologia, ensino Museologia, Nova Museologia, Mário Caneva Moutinho

Resumo

Mário Caneva Moutinho fez a sua formação em Paris, primeiro em Arquitectura e depois com um doutoramento em Antropologia Cultural (1983). Ao voltar a Portugal na década de 80 deu-se a descoberta pelo património local, pela procura de soluções na defesa e resgate desse património que o vai levar até ao mundo dos museus. A reflexão sobre os museus e o seu papel na sociedade levou-o a tomar partido de abordagens menos convencionais, conhecidas então como Nova Museologia. É no mundo académico que tem feito carreira, sendo um dos precursores da introdução da Museologia como curso universitário de pós-graduação em Portugal. É desde 2007 reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), cargo que ocupa com perseverança em tempo de crise(s). Foi no seu local de trabalho habitual que encontrámos Mário Caneva Moutinho para esta entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carvalho, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora

Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, arcarvalho@uevora.pt. Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto UID/HIS/00057/2013.

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Carvalho, A. (2015). Decifrando Conceitos em Museologia: Entrevista com Mário Caneva Moutinho. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 252 - 269. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16922

Edição

Seção

Entrevista