Por uma política de cidadania

um estudo de caso sobre o Ecomuseu “Dos Caminhamentos do Sertão”

Autores

  • Alcidea Coelho Costa
  • Sulivan Charles Barros UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16918

Palavras-chave:

Ecomuseu, Cidadania, Movimento Cultural, Memória, Patrimônio

Resumo

O Ecomuseu “Dos Caminhamentos do Sertão” enquanto manifestação da comunidade da cidade de Sobradinho/DF, expressa toda a dinâmica populacional tanto nos valores políticos, sociais e culturais quanto nos recursos naturais, considerados todos esses como peças-chave aos bens patrimoniais da cidade. Seu espaço territorial permite experiências, práticas e reflexões do indivíduo na ideologia do ser cidadão, contada nas histórias coletivas por meio de narrativas de vida com a função de orientar o comportamento da sociedade e a atuação do sujeito com a prática da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcidea Coelho Costa

Mestre em Ciência Política, Centro Universitário Unieuro/DF. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

BARROS, Sulivan Charles. Brasil Imaginário: umbanda, poder, marginalidade social e possessão. Tese de Doutorado em Sociologia. Brasília: Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2004.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MINAYO, Maria Célia de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 25ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINC, Carlos. Como Fazer Movimento Ecológico e Defender a Natureza e as Liberdades. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987.

MINISTÉRIO DA CULTURA, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Fundação Nacional de Arte. O Registro do Patrimônio Imaterial. 2ª edição. Brasília: 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade/ Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: 2007.

__________________________Programa ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Relações étnico-raciais e de gênero. Módulo 3: Direitos Humanos e Módulo 4: Protagonismo juvenil. / organização FAFE ”“ Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP), equipe de elaboração Ulisses F. Araújo. Brasília: 2007.

REVISTA ECO MAGAZINE. Ano 1, Edição 1, 2006. _________________________ Edição 3, 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Costa, A. C., & Barros, S. C. (2015). Por uma política de cidadania: um estudo de caso sobre o Ecomuseu “Dos Caminhamentos do Sertão”. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 199–212. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16918

Edição

Seção

Artigos