A participação em museus
contribuição da recepção para a musealização da arqueologia marítima
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16782Palavras-chave:
Estudo de recepção em museu, Participação em museu, Recepção em museu, Museu de arqueologia marítima, Público de museuResumo
Este artigo tem como objeto um estudo cultural de recepção realizado com crianças, em Santos (SP/Brasil), para a musealização da arqueologia marítima nesta cidade. A pesquisa foi realizada com estudantes de 9 anos de uma escola pública do município e teve pressupostos teóricos da comunicação em museus e a arqueologia pública. Durante seis meses aplicou-se um multimétodo de intervenções que teve os temas museu, porto, arqueologia e arqueologia subaquática como norteadores da coleta de informações. A investigação dialoga com as propostas de musealização contemporâneas que valorizam a participação do público no processo de preservação do patrimônio.
Downloads
Referências
AMARANTE, Cristiane Eugênia da Silva. Refletindo sobre musealização: um encontro entre público e arqueologia marítima em Santos. 2013. Dissertação (Mestrado) ”“ Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.
BREVÃSSIMA História das Gentes de Santos. Direção: André Klotzel. Produção: Marçal Souza. Intérpretes: Ney Latorraca, Daniela Souza, Zelus Machado, e outros. Narração: José Rubens Chachá. Roteiro: José Roberto Torero. Música: Mário Manga. São Paulo: Cinematográfica Filmes, 1996. 1 DVD (14 min), color., 35mm.
CAMARA, Roberta; GRANATO, Marcus. Uma casa para colecionadores de tesouros: como surgiram os museus? Revista Ciência Hoje das Crianças, São Paulo, n. 211, p. 2-5, abr. 2010.
CURY, Marília Xavier. Os usos que o público faz dos museus. A (re)significação da cultura material e do museu. MUSAS − Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: IPHAN, DEMU, v. 1, n. 1, p. 87-106, 2004.
CURY, Marília Xavier. Comunicação museológica: uma perspectiva teórica e metodológica de recepção. 2005. Tese (Doutorado) ”“ Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CURY, Marília Xavier. Para saber o que o público pensa sobre arqueologia. Revista Arqueologia Pública, São Paulo, n. 1, p. 31-48, 2006.
CURY, Marília Xavier. Exposição ”“ Concepção, montagem e avaliação. 2. ed. São Paulo: Annablume. 2008.
ENGENHO dos Erasmos: Imagens da Redescoberta. Direção: Sílvio Cordeiro e André Costa. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/Olhar Periférico: grupo de estudos audiovisuais, 2003. 1 DVD (21 min), MiniDV, NTSC.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia ”“ Saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1997.
MERRIMAN. Nick. Public Archaeology. Published by: Taylor & Francis, 2004.
MORAES WICHERS, Camila Azevedo de. Patrimônio arqueológico paulista: proposições e provocações museológicas. 2011. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
O PORTO de Santos ”“ Navegando pela História. Direção: vários autores. São Paulo: Neotrópica, 2010. 1 DVD (26 min).
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973.
PIAGET, Jean. O raciocínio na criança. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1967.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
TROYLER, Veerle de (Org.). Heritage in the classroom: a practical manual for teachers (the complete book). Het Gemeenschapsonderwijs: Internationalisation Departmentent, 2005. Disponível em: <http://www.hereduc.net/hereduc/i18nfolder.2005-04-15.8911096798/>. Acesso em: 4 dez. 2010.
VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.