Cartografando o Rio de Janeiro e seus museus: notas sobre uma “etnografia audiovisual de percursos”

Autores

  • Regina Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16778

Palavras-chave:

Museus, Rio de Janeiro, Etnografia audiovisual

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados do projeto "Museus do Rio" voltado para o conhecimento e difusão dos museus localizados no Estado do Rio de Janeiro. Especial atenção é conferida à metodologia utilizada que denominamos de "etnografia audiovisual dos percursos", bem como à participação no projeto de alunos da graduação em Museologia e da pós-graduação em Memória Social da UNIRIO no Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa de campo e, particularmente, do uso do audiovisual, os alunos foram levados a exercitar a perspectiva etnográfica e conhecer mais de perto os processos de construção de memória social que os museus engendram, especialmente a relação da memória coletiva com a dinâmica social (Halbwachs, 1990; Huyssen, 2000). A metodologia da “Etnografia audiovisual dos percursos” fez uso de  recursos audiovisuais, digitais e fotográficos, gerando produtos que posteriormente foram disponibilizados no portal www.museusdorio.com.br . Pretendemos, com base nesta experiência, introduzir novas ferramentas capazes de dinamizar a relação entre ensino e pesquisa numa relação de  inter-conectividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Especialização
em "Recherches en Sciences Sociales" (EHESS), Professora Associada da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Bolsista de Produtividade do CNPq 2; Integrante do Corpo Docente
do Programa de Pós-Graduação em Memória Social/UNIRIO (certificado pela CAPES/área Interdisciplinar),
Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Memória, Cultura e Patrimônio", Coordenadora do Projeto de
Pesquisa "A Patrimonialização das Diferenças" (apoio CNPq), Coordenadora do Portal "Museus do Rio"
(apoio Faperj). Atuou como pesquisadora visitante do Institut de Recherche Interdisciplinaire sur les enjeux
sociaux-IRIS. Tem experiência na área de Antropologia Social nas interfaces com a Memória Social, o
Patrimônio Cultural, os Museus, o Áudio-Visual e o Estudo de Trajetórias.

Referências

ABREU, Regina . "Colecionando museus como ruínas: percursos e experiências de memórias no contexto de ações patrimoniais." In: Ilha. Revista de Antropo- Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 1, p. 17-37, 2012. In: .

ALBERTI,Verena, Tratamento das Entrevistas de História Oral no CPDOC, in: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil ”“CPDOC/ FGV ”“www.cpdoc.fgv.br1. <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1505.pdf> acessado em: 9/2/2015

CHAGAS, Mario. A imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Ibram/Garamond, 2009.

GUIA DOS MUSEUS BRASILEIROS, IBRAM, MINC in: http://www.museusdorio.com.br/joomla/images/stories/guia/Guia_dos_Museus_Brasileiros_Regiao_Sudeste.pdf (acessado em 13/02/2015)

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix, Introdução: rizoma. In: Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DEVOS, Rafael. "Quando a câmera vira "personagem": ponto de vista em movimento na busca de imagens do outro em documentários etnográficos", in: Revista Iluminuras, vol. 2, n. 3, UFRGS, 2001 <http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9117>.

ECKERT, Cornelia, "Apresentação", In: Revista Iluminuras, v. 13, n. 32 (2013).

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas, RJ, Zahar Editores, 1978.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória, RJ, Ed. Aeroplano, 2000, pág. 33

MIZOGUCHI, Danichi Hausen. Segmentaricidades: passagens do Leme ao Pontal, SP, Ed. Pleiade, 2009, pág. 84.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, Revista do programa de estudos pós-graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, p. 1-78, dez., 1993.

RIBEIRO, José da Silva. Antropologia Visual, Práticas Antigas e Novas Perspectivas de Investigação, Rev. Antropologia, vol 48, n. 2, SP, Jul/Dez 2005< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s003477012005000200007&script=sci_arttext> acessado em: 9/2/2015.

ROCHA, Ana Luiza Carvalho e ECKERT, Cornelia "Imagem recolocada: pensar a imagem como instrumento de pesquisa e análise do pensamento coletivo". In: Revista Iluminuras v. 2, n.3; Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS, 2001.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Abreu, R. (2015). Cartografando o Rio de Janeiro e seus museus: notas sobre uma “etnografia audiovisual de percursos”. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 151–189. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16778

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, Recepção e Público