Cartografando o Rio de Janeiro e seus museus: notas sobre uma “etnografia audiovisual de percursos”
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16778Palavras-chave:
Museus, Rio de Janeiro, Etnografia audiovisualResumo
O presente artigo apresenta alguns resultados do projeto "Museus do Rio" voltado para o conhecimento e difusão dos museus localizados no Estado do Rio de Janeiro. Especial atenção é conferida à metodologia utilizada que denominamos de "etnografia audiovisual dos percursos", bem como à participação no projeto de alunos da graduação em Museologia e da pós-graduação em Memória Social da UNIRIO no Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa de campo e, particularmente, do uso do audiovisual, os alunos foram levados a exercitar a perspectiva etnográfica e conhecer mais de perto os processos de construção de memória social que os museus engendram, especialmente a relação da memória coletiva com a dinâmica social (Halbwachs, 1990; Huyssen, 2000). A metodologia da “Etnografia audiovisual dos percursos” fez uso de recursos audiovisuais, digitais e fotográficos, gerando produtos que posteriormente foram disponibilizados no portal www.museusdorio.com.br . Pretendemos, com base nesta experiência, introduzir novas ferramentas capazes de dinamizar a relação entre ensino e pesquisa numa relação de inter-conectividade.
Downloads
Referências
ABREU, Regina . "Colecionando museus como ruínas: percursos e experiências de memórias no contexto de ações patrimoniais." In: Ilha. Revista de Antropo- Revista de Antropologia (Florianópolis), v. 1, p. 17-37, 2012. In: .
ALBERTI,Verena, Tratamento das Entrevistas de História Oral no CPDOC, in: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil ”“CPDOC/ FGV ”“www.cpdoc.fgv.br1. <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1505.pdf> acessado em: 9/2/2015
CHAGAS, Mario. A imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Ibram/Garamond, 2009.
GUIA DOS MUSEUS BRASILEIROS, IBRAM, MINC in: http://www.museusdorio.com.br/joomla/images/stories/guia/Guia_dos_Museus_Brasileiros_Regiao_Sudeste.pdf (acessado em 13/02/2015)
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix, Introdução: rizoma. In: Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DEVOS, Rafael. "Quando a câmera vira "personagem": ponto de vista em movimento na busca de imagens do outro em documentários etnográficos", in: Revista Iluminuras, vol. 2, n. 3, UFRGS, 2001 <http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/9117>.
ECKERT, Cornelia, "Apresentação", In: Revista Iluminuras, v. 13, n. 32 (2013).
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas, RJ, Zahar Editores, 1978.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória, RJ, Ed. Aeroplano, 2000, pág. 33
MIZOGUCHI, Danichi Hausen. Segmentaricidades: passagens do Leme ao Pontal, SP, Ed. Pleiade, 2009, pág. 84.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, Revista do programa de estudos pós-graduados em História e do Departamento de História. São Paulo, n. 10, p. 1-78, dez., 1993.
RIBEIRO, José da Silva. Antropologia Visual, Práticas Antigas e Novas Perspectivas de Investigação, Rev. Antropologia, vol 48, n. 2, SP, Jul/Dez 2005< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s003477012005000200007&script=sci_arttext> acessado em: 9/2/2015.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho e ECKERT, Cornelia "Imagem recolocada: pensar a imagem como instrumento de pesquisa e análise do pensamento coletivo". In: Revista Iluminuras v. 2, n.3; Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS, 2001.