A aplicação de procedimentos de conservação preventiva em exposições temporárias produzidas pelo Museu de Arte da Pampulha/ MG

Autores

  • Luciana Bonadio Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Museu de Arte da Pampulha

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16762

Palavras-chave:

preservação, conservação preventiva, exposições temporárias, museu, conservador-restaurador

Resumo

A Conservação Preventiva realizada em exposições temporárias é uma das ações do setor de Conservação e Restauração do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte/ MG, para a preservação do acervo artístico institucional e do acervo de terceiros. Colocadas em prática a partir dos anos 1990 essas ações foram ampliadas em 2008, tendo como referência a publicação Conservación preventiva y procedimientos en exposiciones temporales (2008), além de passarem por várias revisões até os dias atuais. Desse modo, objetivamos: abordar as etapas realizadas pela área de Conservação e Restauração em exposições temporárias; relatar sobre o uso desses procedimentos pelo setor de Conservação e Restauração do Museu de Arte da Pampulha; apresentar a aplicação da metodologia publicada pelo Grupo Espanhol do IIC em uma exposição realizada pelo MAP; e, por fim, mostrar o trabalho do conservador-restaurador no percurso de construção de uma exposição, da pré até a pós-produção, passando pelo período expositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bonadio, Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Museu de Arte da Pampulha

Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/ UFMG e especialista em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela EBA/ CECOR/ UFMG.

Professora assistente do curso de graduação em Conservação-restauração de bens culturais móveis da Escola de Belas Artes da UFMG - Departamento de Artes Plásticas.

Técnico de nível superior do cargo de conservador-restaurador do Museu de Arte da Pampulha, equipamento cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte/ MG.

Referências

ARECHAVALA, Fernando, FERNANDEZ, Charo, MUÑOZ-CAMPOS, Paloma e TAPOL, Benoit de. Conservación preventiva y procedimientos en exposiciones temporales. Madrid: Grupo Español del International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works e Fundación Duques de Soria, 2008.

GRUPO ESPANHOL DO IIC ”“ International Institute for Conservation (org.). Conservação preventiva e procedimentos em exposições temporárias. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2012.

GUICHEN, Gaël de. La Conservation Préventive: un changement profond de mentalité. Study series, Bruxelas: ICOM-CC/ULB, v.1, n.1, p.4-5, 1995. Disponível em: http://icom.museum/study_series_pdf/1_icom-cc.pdf. Acesso em 26/06/2014.

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA. País Paisagem: Uma expedição pelo Brasil através do acervo do Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2012. Catálogo de exposição.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Bonadio, L. (2015). A aplicação de procedimentos de conservação preventiva em exposições temporárias produzidas pelo Museu de Arte da Pampulha/ MG. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 237–248. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16762

Edição

Seção

Artigos