Educação a Comunicação Museal

a emissão de rádio Papo de Criança

Autores

  • Greciene Lopes Lopes Maciel Departamento de Educação, Universidade Federal de Alagoas
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, DMTE

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16731

Palavras-chave:

museu, rádio, educação museal, comunicação museal

Resumo

O artigo discute os conceitos de educação e comunicação museal a partir da análise de quadros de narrativas de 55 emissões radiofônicas do programa: Papo de Criança,
desenvolvido pelo Museu Casa Guignard em Ouro Preto (MG) entre os anos de 1994 e 1997. Realizamos uma análise do contexto de produção de 19 emissões por meio de
quadros de narrativas textuais. Tais quadros permitiram a caracterização da organização, conteúdos e atores, e de aspectos da educação e comunicação museais que emergem dos programas. Essas características são datadas e contextualizadas em um momento de inserção do museu no cenário cultural da cidade de Ouro Preto. O caráter de educação e comunicação museal nesse programa pode ser considerado um elemento decisivo para a boa interlocução que se estabeleceu posteriormente entre os diferentes setores culturais e econômicos da cidade e a pequena equipe do museu.

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Biografia do Autor

Greciene Lopes Lopes Maciel, Departamento de Educação, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação FAE-UFMG

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, DMTE

Doutora em Didática das Ciências e Tecnologias pela Universidade Pierre et Marie Curie (1999). Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE-UFMG.

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Publicado

2015-04-09

Como Citar

Maciel, G. L. L., & Nascimento, S. S. do. (2015). Educação a Comunicação Museal: a emissão de rádio Papo de Criança. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 89–108. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16731

Edição

Seção

Dossiê - Museologia e Educação