Educação a Comunicação Museal
a emissão de rádio Papo de Criança
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16731Palavras-chave:
museu, rádio, educação museal, comunicação musealResumo
O artigo discute os conceitos de educação e comunicação museal a partir da análise de quadros de narrativas de 55 emissões radiofônicas do programa: Papo de Criança,
desenvolvido pelo Museu Casa Guignard em Ouro Preto (MG) entre os anos de 1994 e 1997. Realizamos uma análise do contexto de produção de 19 emissões por meio de
quadros de narrativas textuais. Tais quadros permitiram a caracterização da organização, conteúdos e atores, e de aspectos da educação e comunicação museais que emergem dos programas. Essas características são datadas e contextualizadas em um momento de inserção do museu no cenário cultural da cidade de Ouro Preto. O caráter de educação e comunicação museal nesse programa pode ser considerado um elemento decisivo para a boa interlocução que se estabeleceu posteriormente entre os diferentes setores culturais e econômicos da cidade e a pequena equipe do museu.
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