Discursos emoldurados: apontamentos para a história do Museu de Arte de Santa Catarina

Autores

  • Lucésia Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v2i4.16368

Resumo

O estudo histórico do antigo Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), atual Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), apresenta muitas questões em aberto, merecendo um olhar mais atento da historiografia no sentido de avançar sobre uma série de noções cristalizadas sobre seu papel na cultura institucionalizada. O contato com a produção de memórias, discursos, sua política arquivística e suas relações com a cidade constituem o leque de interesses deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORTOLIN, Nancy (Org.). Catálogo biografia de um museu. Florianópolis: FCC, 2002.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. Chapecó: Argos, 2006.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

LAUS, Harry. Crítica aos órgãos da cultura. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, fev. 1966. Arquivo MASC.

LAUS, Harry. Discurso de abertura do catálogo. 1987. Texto datilografado.

LAUS, Ruth. Harry Laus: artes plásticas. Rio de Janeiro: Cervantes, 1996.

LIMA, Sueli. Arquivo, museu, contemporâneo: a fabricação do conceito de arte contemporânea no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC/SC. 2011. Tese (Doutorado)”“ Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História, 2011.

MAIS UM veículo de integração cultual no Estado. Revista Catarinense, Florianó-polis, n. 20, 1971. Arquivo Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.

MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.MASC ABRE 3 exposições e revive sua história. Jornal A Notícia, Florianópolis, p. 16, 12 mar. 1987. Arquivo MASC.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos mu-seus: de objetivo (de ação) a objeto do conhecimento. Anais do Museu Paulista Nova Série, n. 1, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v1n1/a14v1n1.pdf>. Acesso em: 10 maio 2012.

MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA. Catálogo da exposição: tempo, espa-ço e arte e Linhas Artísticas. [S.l.: s.n.], 2011.

OLIVEIRA, Emerson Dionísio. Um acervo de arte moderna e contemporânea e a identidade institucional. Revista História em Reflexão, v. 2, n. 4, jul./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2012.

PELUSO JUNIOR, Victor Antonio. A evolução urbana de Santa Catarina no pe-ríodo de 1940 a 1970. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, v. 3, n. 1, 1975.

SANT’ANNA, Mara Rúbia. Poder e aparência: novas sociabilidades urbanas em Florianópolis de 1950 a 1970. 2005. Tese (Doutorado em História)”“ Instituto de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SAYÃO, Thiago Juliano. Nas veredas do folclore: leituras sobre política cultural e identidade em Santa Catarina (1948-1975). 2004. Dissertação (Mestrado em História)- Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFSC, Florianópolis, 2004.

ZILIO, Carlos. A questão política no modernismo. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouck, 2010.

Downloads

Publicado

2013-10-08

Como Citar

Pereira, L. (2013). Discursos emoldurados: apontamentos para a história do Museu de Arte de Santa Catarina. Museologia & Interdisciplinaridade, 2(4). https://doi.org/10.26512/museologia.v2i4.16368

Edição

Seção

Artigos