Gravura norte-americana no Museu de Arte Contemporânea da USP: uma análise da doação Nelson Rockefeller de 1950

Autores

  • Carolina Rossetti Toledo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12.16355

Palavras-chave:

História da Arte

Resumo

O artigo analisa a doação de gravuras de Nelson Rockefeller pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP. Essa pesquisa interpreta a coleção do MAC USP à luz de um processo internacional de ascensão e valorização da gravura como suporte da linguagem modernista. A doação Rockefeller ao Brasil está associada a um ambiente de inovação gráfica promovida pelo Atelier 17 de Stanley William Hayter em Nova York, e ao crescente interesse curatorial do MoMA e do Brooklyn Museum pela exposição e circulação internacional da gravura nos anos 1940 e 1950.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Aracy. A História de uma Coleção em Museu de Arte Contemporânea de São Paulo: perfil de um acervo. São Paulo: Techint, 1988.

BARR, Alfred. Modern Prints and the Museum em The Abby Rockefeller Print Room, Master Prints from the Collection, Museum of Modern Art Bulletin 16, no.4, 1949.

CATÁLOGO da exposição Gravadores norte-americanos, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 10 de abril a 06 de maio de 1951. Rockefeller Archive Center. Coleção Nelson A. Rockefeller.

CATÁLOGO da exposição American Printmakers, Galeria Buchholz, 1945. Archives of American Art, Smithsonian Institution, Washington D.C.

CIRCULATING EXHIBITIONS 1931-1954. The Bulletin of the Museum of Modern Art. Vol. 21, No. ¾, Verão, 1954, pp. 3-30.

COMUNICADO Ã imprensa, Master Prints, an exhibition of 230 American and European prints, to commemorate opening of Abby Aldrich Rockefeller Print room at museum. 06 mai. 1949. Disponível: http://www.moma.org/pdfs/docs/press_archives/1324/releases/MOMA_1949_0038_1949-05-06_490506-36.pdf?2010 - Acessado em 24. 01.2014.

COPPEL, Stephen. American prints: from Hopper to Pollock. Burlington: Lund Humphries, 2008. 272p.

DOSS, Erica. Catering to consumerism: Associated American Artists and the Marketing of Modern Art, 1934-1958. In Winterthur Portfolio, 1991, Inc. Vol 26, p. 145

EHXIBITION HISTORY list MoMA (1940”“1949). Arquivo do MoMA. Disponível em: https://www.moma.org/research-and-learning/research-resources/archives/archives_exhibition_history_list

GUILBAUT, Serge. How New York stole the idea of modern art abstract expressionism, freedom, and the cold war. Chicago; London; The University of Chicago, 1983.

HAYTER, S.W. New Ways of Gravure. Londres: Oxford University Press, 1966.

________________ About Prints, 1962. London: Oxford University Press, 1962. 176p.

HARRIS, Jonathan. Federal Art and National Culture - The Politics of Identity in New Deal America. New York: Cambridge University Press, 1995.

JOHNSON, Una. American prints and printmakers: a chronicle of over 400 artists and their prints from 1900 to the present. Nova York: Doubleday & Company, Inc,. Garden City, 1980. 266p.

________________Ten years of American prints, 1947-1956. New York: Brooklyn Museum, 1956. Disponível: http://hdl.handle.net/2027/uc1.32106001489126 - Acessado em 20.01.2014.

LÉVY, Sophie e DEROUET, Christian (ed). A Transatlantic Avant-Garde: American Artists in Paris, 1918-1939. Terra Foundation for the Arts, 2003.

LIEBERMAN, William. The Print Collection em The Bulletin of the Museum of Modern Art. Vol. 16, No. 4, The Abby Aldrich Rockefeller Print Room: Master Prints from the Museum Collection (1949), pp. 9-13. Disponível: http://www.jstor.org/stable/4058197

___________________Entrevista com o curador realizada pelo Oral MoMA em 18 de dezembro de 1990, MoMA Archives.

LOEBL, Suzanne. America’s Medicis: The Rockefellers and Their Astonishing Cultural Legacy, Harper, 2010.

LYTLE, [Dorohy L.] (carta) 28 de junho de 1950, Nova York [para] BOYER, Nova York. 2f. Documento pertencente ao Rockefeller Archive Center. Coleção Nelson A. Rockefeller. Grupo: Museus, Série III 4L, Caixa 148, Pasta 1470.

MOSER, Joann. The Impact of Stanley William Hayter on Post-War American Art: Archives of American Art Journal, Washington, v. 18, n. 1, pp. 2-11. 1978. Disponível em http://www.jstor.org/stable/1557211 - Acesso em: 04 ago. 2013.

MOY, Seong. Oral history interview with Seong Moy, 1971 Jan. 18-28, Archives of American Art, Smithsonian Institution.

SCHRAG, Karl. Oral history interview with Karl Schrag. 1970 Out. 14-20, Archives of American Art, Smithsonian Institution.

SWEENEY, James Johnson. The Bulletin of the Museum of Modern Art. Vol. 12, No. 1, Aug., 1944.

TOLEDO, Carolina. As doações Nelson Rockefeller no acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP. Dissertação (Mestrado) ”“ Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

Toledo, C. R. (2017). Gravura norte-americana no Museu de Arte Contemporânea da USP: uma análise da doação Nelson Rockefeller de 1950. Museologia & Interdisciplinaridade, 6(12). https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12.16355

Edição

Seção

Artigos