O Museu de Artes Visuais da UNICAMP: sua coleção e seus objetivos

Autores

  • Maria de Fátima Morethy Couto

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i5.15481

Resumo

A Universidade Estadual de Campinas é uma das maiores universidades públicas do Brasil. Conta hoje com mais de 50 cursos de graduação, nas mais diferentes áreas do saber (ciências exatas, tecnológicas, biomédicas, humanidades e artes) e três museus (Zoologia, Exploratório de Ciências e Artes Visuais). A qualidade da formação oferecida pela Unicamp é favorecida pela relação que historicamente mantém entre ensino, pesquisa e extensão. O Museu de Artes Visuais da Unicamp, ainda em fase de implantação, tem como missão possibilitar a difusão da educação, pesquisa e do conhecimento em artes visuais e promover uma reflexão aprofundada sobre a arte na contemporaneidade. Para tanto, tirará proveito da sólida estrutura institucional da Unicamp. Meu artigo tem por objetivo apresentar o acervo do museu e discutir as questões específicas que a diversidade de seu acervo nos trazem, em especial em termos de definição dos eixos conceituais que presidirão sua expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências da Infor-mação e Documentação): USP, 2001.

AMARAL, Aracy (org.). Perfil de um Acervo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo: MAC USP/ TECHINT, 1988.

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio, (Vol. 2: Circuitos de Arte na América Latina e no Brasil). São Paulo: Ed. 34, 2006.

COSTA, Helouise. “Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiên-cia do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970”. In: Anais do Museu Paulista, v. 16, nº 2, jul.-dez. 2008.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: Arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: EDUSP, 1999.

MATTOS, Claudia Valladão e ELUF, Lygia (orgs). Coleções de arte da Unicamp. Campinas, Ed. Unicamp, 2012.

RIBEIRO, Emanuela Sousa. “Museus em Universidades Públicas: entre o campo científico, o ensino, a pesquisa e a extensão”. In: Museologia & Interdisciplinari-dade. Brasília, UnB, nº 4, p. 88-101, 2013.

Downloads

Publicado

2014-06-06

Como Citar

Couto, M. de F. M. (2014). O Museu de Artes Visuais da UNICAMP: sua coleção e seus objetivos. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(5). https://doi.org/10.26512/museologia.v3i5.15481

Edição

Seção

Artigos