A Narrativa de Arte Moderna no Brasil e as Coleções Matarazzo, MAC USP

Autores

  • Ana Gonçalves Magalhães Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v1i1.12346

Palavras-chave:

Coleções Matarazzo. Arte Moderna Italiana. Margherita Sarfatti. Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Modernismo no Brasil.

Resumo

Pesquisa em andamento sobre as coleções Matarazzo, do acervo do MAC USP.  A partir de um projeto de reavaliação crítica da catalogação do acervo do Museu, enfocam-se as aquisições de obras italianas realizadas pelo casal Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado entre 1946 e 1947, para constituir o núcleo inicial do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trata-se de sua procedência, suas relações com o meio artístico brasileiro e com o chamado “Retorno à Ordem”. Tais aquisições permitiram uma reavaliação deste termo e das relações da crítica italiana Margherita Sarfatti e o “Novecento Italiano” com o Brasil.

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Publicado

2012-04-27

Como Citar

Magalhães, A. G. (2012). A Narrativa de Arte Moderna no Brasil e as Coleções Matarazzo, MAC USP. Museologia & Interdisciplinaridade, 1(1), 77–108. https://doi.org/10.26512/museologia.v1i1.12346

Edição

Seção

Artigos