Formação de Educadores de EJA em Economia Solidária
Uma experiência em Mato Grosso
Palavras-chave:
EJA; Economia Solidária; Autogestão; Formação de EducadoresResumo
Este artigo apresenta um breve relato a respeito de uma experiência de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos nas Redes Estadual e Municipal de Ensino de Cuiabá -MT. A experiência consiste em um curso de especialização chamado “EJA e Economia Solidária”, financiado pelo Ministério da Educação e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, no qual os autores participaram como professores. O relato dessa formação abrange os últimos 15 anos da oferta dessa modalidade no Mato Grosso, a começar pela experiência da Universidade Popular Comunitária ”“ UPC, reconhecida como uma experiência de gestão na “educação formal”, radicalmente democrática. Essa característica promoveu, mais tarde, o encontro da EJA com a Economia Solidária, considerando as suas proximidades, à medida que a autogestão, princípio fundamental da Economia Solidária, possibilita a emancipação do ser humano, que é o maior objetivo da educação, em particular da EJA. O artigo perpassa pelas políticas da EJA no Estado, considerando as características dessa população e os problemas relativos a essa modalidade de ensino. Além disso, sugere práticas pedagógicas com vistas à superação das principais dificuldades, fazendo considerações sobre o Curso de Especialização de EJA e Economia Solidária. Sendo um texto breve, não tem o objetivo de esgotar a temática ou mesmo as experiências, mas sim de provocar outras iniciativas similares.
Downloads
Referências
______. Conselho Nacional de Economia Solidária. . Diretrizes políticas
metodológicas para educação em economia solidária. Recomendação Nº 08, de 04 de julho de 2012. Brasília, Governo Federal, 2012.
______. Pelo Direito de produzir e viver em cooperação de maneira
sustentável. II Congresso Nacional de Economia Solidária. Documento Básico Nacional Sistematizado. Governo Federal, Brasília, 2010.
______. II Congresso Nacional de Economia Solidária. Caderno Temático: Formação, Finanças Solidárias, Etnodesenvolvimento, Comercialização,Cooperativismo Solidário. SME de Cuiabá. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Popular Comunitária. Cuiabá, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1993.
GOMES, D. M.; SILVA, M. das G. M. Projeto do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. Cuiabá: UFMT/IE, 2013.
MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Orientações curriculares das diversidades educacionais. Cuiabá: Editora Deffanti, 2012.