Formação de Educadores de EJA em Economia Solidária

Uma experiência em Mato Grosso

Auteurs-es

  • Rosangela Carneiro Góes
  • Antônio Marcos Passos de Mattos

Mots-clés :

EJA; Economia Solidária; Autogestão; Formação de Educadores

Résumé

Este artigo apresenta um breve relato a respeito de uma experiência de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos nas Redes Estadual e Municipal de Ensino de Cuiabá -MT. A experiência consiste em um curso de especialização chamado “EJA e Economia Solidária”, financiado pelo Ministério da Educação e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, no qual os autores participaram como professores. O relato dessa formação abrange os últimos 15 anos da oferta dessa modalidade no Mato Grosso, a começar pela experiência da Universidade Popular Comunitária ”“ UPC, reconhecida como uma experiência de gestão na “educação formal”, radicalmente democrática. Essa característica promoveu, mais tarde, o encontro da EJA com a Economia Solidária, considerando as suas proximidades, à medida que a autogestão, princípio fundamental da Economia Solidária, possibilita a emancipação do ser humano, que é o maior objetivo da educação, em particular da EJA. O artigo perpassa pelas políticas da EJA no Estado, considerando as características dessa população e os problemas relativos a essa modalidade de ensino. Além disso, sugere práticas pedagógicas com vistas à superação das principais dificuldades, fazendo considerações sobre o Curso de Especialização de EJA e Economia Solidária. Sendo um texto breve, não tem o objetivo de esgotar a temática ou mesmo as experiências, mas sim de provocar outras iniciativas similares.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rosangela Carneiro Góes

Mestre em Educação pela UFMT, Professora da Educação Básica do município de Cuiabá, Assessora
Pedagógica do Projeto Rede de Centro de Formação em Economia Solidária da Região Centro-Oeste.

Antônio Marcos Passos de Mattos

Mestre em Educação pela UFMT, Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso e do município
de Cuiabá, Educador voluntário do Centro de Formação em Economia Solidária da Região Centro-Oeste.

Références

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria Nacional de Economia Solidária. I Oficina Nacional de Formação/Educação em Economia Solidária. Governo Federal, Brasília, 2006.

______. Conselho Nacional de Economia Solidária. . Diretrizes políticas

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______. Pelo Direito de produzir e viver em cooperação de maneira

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FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1993.

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MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Orientações curriculares das diversidades educacionais. Cuiabá: Editora Deffanti, 2012.

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Publié-e

2016-07-08

Comment citer

Góes, R. C., & Mattos, A. M. P. de. (2016). Formação de Educadores de EJA em Economia Solidária: Uma experiência em Mato Grosso. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 1(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7242

Numéro

Rubrique

Debate Acadêmico