Tornar-se Professor: A Constituição dos Saberes Profissionais de Professores Indígenas Tuparí

Autores

  • Wany Bernardete de Araujo Sampaio Universidade Federal de Rondônia
  • Edineia Aparecida Isidoro Universidade Federal de Rondônia
  • Luciana Castro de Paula Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbla.v10i1.19058

Palavras-chave:

Formação de professores indígenas. Construção de saberes; Saberes docentes; Prática docente; Professores Tuparí

Resumo

Este estudo tem como objetivo dar voz a professores indígenas, estimulando-lhes uma reflexão acerca da construção de saberes em sua prática docente. Analisa-se como e quando esses saberes são construidos, observando-se a organização didática em classes multisseriadas, os materiais didáticos utilizados e o ensino das línguas indígenas. Os resultados da análise mostram que nas reflexões feitas por professores indígenas sobre as questões em pauta há uma valorização de sua formação acadêmica inicial, embora nelas esteja presente.

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Biografia do Autor

Wany Bernardete de Araujo Sampaio, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Linguística (UNIR). Doutora em Educação Escolar (UNESP). Professora aposentada da Fundação Universidade Federal de Rondônia ”“ UNIR, Departamento de Línguas Vernáculas, Campus de Porto Velho. Professora Formadora do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola, Departamento de Educação Intercultural ”“ UNIR (2014/2017), Campus de Ji-Paraná. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens ”“ GECEL/UNIR/CNPq, Campus de Porto Velho. 

Edineia Aparecida Isidoro, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Socioliguística (Universidade Federal de Goiânia). Doutoranda em Linguística (UnB). Professora do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia ”“ UNIR, Departamento de Educação Intercultural, na área de Linguagem.

Luciana Castro de Paula, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Ciências Sociais (UNESP). Doutoranda em Antropologia (PPGA-UFPA). Professora do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora do Laboratório de Línguas e Culturas Indígenas (LALIC-UNIR) e do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA-UNIR).

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Sampaio, W. B. de A., Isidoro, E. A., & Paula, L. C. de. (2018). Tornar-se Professor: A Constituição dos Saberes Profissionais de Professores Indígenas Tuparí. Revista Brasileira De Linguística Antropológica, 10(1), 97–119. https://doi.org/10.26512/rbla.v10i1.19058

Edição

Seção

Artigos