A POLARIZAÇÃO DISCURSIVA ENTRE A IMPRENSA E O PRESIDENTE BOLSONARO

Autores

  • Micheline Mattedi Tomazi
  • Georges Bitti Chilela Ufes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42676

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Face, Polidez, Impolidez, Mídia, Polarização

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a imprensa se representa e apresenta o presidente Bolsonaro em textos jornalísticos, a partir do tensionamento entre essas elites simbólicas em contexto institucional. A partir dos enunciados agressivos proferidos pelo presidente Bolsonaro contra a mídia, estudamos como a imprensa noticia o fato, sendo ela a “motivadora” do enunciado do presidente. Como resultado, verificamos na polarização uma autodefesa e uma superproteção de sua face. Portanto, como produtora em última instância do texto jornalístico, a mídia tem como “controlar” todas as faces, tanto as dela, quanto as de qualquer outro envolvido.

 

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Mattedi Tomazi, M. ., & Bitti Chilela, G. (2022). A POLARIZAÇÃO DISCURSIVA ENTRE A IMPRENSA E O PRESIDENTE BOLSONARO. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 43–63. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42676