ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GATHER TOWN NA SALA DE AULA VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v23i2.42018Palavras-chave:
Gather Town, ambientes virtuais, aula virtual, TDICResumo
Durante a pandemia Covid-19, cursos em ambientes virtuais agora se tornaram comuns e com o tempo, os aplicativos para reuniões virtuais foram aprimorados, moldando-se às necessidades de diversos setores da sociedade. No contexto de uma sociedade globalizada, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) incorporam a cultura de rede. Nesse sentido, também contamos com outro aplicativo de reunião virtual como o Gather Town, que possui recursos semelhantes ao Zoom Meeting e ao Google Meet, sendo seu diferencial projetado como um ambiente de jogos eletrônicos em rede. Esta pesquisa visou analisar as percepções dos discentes na aplicação e utilização do ambiente virtual em uma disciplina do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Este estudo utilizou abordagens qualitativa e quantitativa, com a finalidade de ampliar e aprofundar o entendimento (GIL, 2017). Quanto aos objetivos, trata-se de um estudo de caráter descritivo e quanto aos procedimentos foi realizado levantamento de dados organizados em categorias através da análise de conteúdo de Bardin (2011). A análise dos resultados mostra o uso e conhecimento do Gather Town, destacando as vantagens e desvantagens dos programas de videoconferências segundo as percepções dos participantes, sendo listadas as dificuldades e facilidades encontradas no uso do Gather Town. Os resultados transparecem o interesse em conhecer a plataforma de videoconferência Gather Town e suas vantagens corroborando significativamente como recurso pedagógico com maior flexibilidade para mobilizar a participação do professor e dos discentes em grupos e subgrupos em aulas síncronas de forma lúdica num mesmo ambiente virtual semelhante aos jogos eletrônicos em rede.
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