O LADO ‘NEGO’ DOS MEMES DA INTERNET
RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO NEGRO NO DISCURSO ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4012Palavras-chave:
Memes da Internet, Semiótica-social, Negro e discurso online, Identidades e letramento visualResumo
“Meme nego” foi o nome dado a um “evento digital” (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c, p.318) propagado nas redes sociais, no qual postagens apresentam a expressão “nego” associada a imagens e outros recursos léxico-gramaticais que se prestam a construir visões particulares sobre o negro no discurso online. Os posts trazem majoritariamente participantes negros sendo retratados em diversas criações semiótico-discursivas (KRESS e VAN LEEUWEN, 2000; KRESS, 2015; SOUZA JÚNIOR, 2016), e veiculando padrões de composição e de indicação de propósitos/proposições multimodais reconhecidos como “memes da internet” (SOUZA JÚNIOR, 2015a). Assim, tomamos os eventos digitais como “eventos sociais” (FAIRCLOUGH, 2001; 2004) e, também, como fonte de posts/textos (em sentido amplo), objetivando: a) relatar como tais textos podem ser utilizados na produção de atividades pedagógicas (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c), mais especificamente, no caso em tela, contemplando a questão racial no contexto brasileiro; b) promover oportunidades para (de/em)bates na perspectiva de mudança social (FAIRCLOUGH, 2001; 2004; 2014), tendo como ponto de partida a sugestão de atividade de letramento visual crítica relacionada com as postagens coletadas.
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