O LADO ‘NEGO’ DOS MEMES DA INTERNET

RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO NEGRO NO DISCURSO ONLINE

Autores

  • Jaime de Souza Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4012

Palavras-chave:

Memes da Internet, Semiótica-social, Negro e discurso online, Identidades e letramento visual

Resumo

“Meme nego” foi o nome dado a um “evento digital” (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c, p.318) propagado nas redes sociais, no qual postagens apresentam a expressão “nego” associada a imagens e outros recursos léxico-gramaticais que se prestam a construir visões particulares sobre o negro no discurso online. Os posts trazem majoritariamente participantes negros sendo retratados em diversas criações semiótico-discursivas (KRESS e VAN LEEUWEN, 2000; KRESS, 2015; SOUZA JÚNIOR, 2016), e veiculando padrões de composição e de indicação de propósitos/proposições multimodais reconhecidos como “memes da internet” (SOUZA JÚNIOR, 2015a). Assim, tomamos os eventos digitais como “eventos sociais” (FAIRCLOUGH, 2001; 2004) e, também, como fonte de posts/textos (em sentido amplo), objetivando: a)  relatar como tais textos podem ser utilizados na produção de atividades pedagógicas (SOUZA JÚNIOR, 2015a; 2015c), mais especificamente, no caso em tela, contemplando a questão racial no contexto brasileiro; b) promover oportunidades para (de/em)bates na perspectiva de mudança social (FAIRCLOUGH, 2001; 2004; 2014), tendo como ponto de partida a sugestão de atividade de letramento visual crítica relacionada com as  postagens coletadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime de Souza Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutorando em Linguística Aplicada com ênfase interdisciplinar e membro do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade (NuDes/UFRJ). Professor de Língua Portuguesa/Inglesa (SME/RJ). Áreas de interesse/pesquisa/publicação: Linguagem, Discurso, Identidade, Práticas Sociais e Trajetórias de Propagação via Mídias (tradicional/digitais/sociais); Ensino de Língua Estrangeira/ Materna e TICs; Multiletramentos

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Souza Júnior, J. de. (2016). O LADO ‘NEGO’ DOS MEMES DA INTERNET: RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO VISUAL E A CONSTRUÇÃO DO NEGRO NO DISCURSO ONLINE. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 17(2), 99–121. https://doi.org/10.26512/les.v17i2.4012

Edição

Seção

Artigos de pesquisa