DO DISCURSO À GRAMÁTICA: UM ENFOQUE CRÍTICO E FUNCIONAL DE GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v11i2.10471Palavras-chave:
Análise de Discurso Crítica; gramática sistêmicofuncional; contexto de cultura; contexto de situação; gêneros.Resumo
A Análise de Discurso Crítica (ADC) investiga o uso da linguagem nas instituições sociais e como as desigualdades sociais são constituídas linguisticamente. Requer uma teoria gramatical que relacione linguagem e contexto social para explicar as diferenças entre os textos e relacionálos aos contextos de cultura e de situação. Esse objetivo alinha-se com as premissas teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que conecta a linguística à s práticas sociais em seus contextos de cultura e de situação e propicia a consciência dos gêneros do discurso e seus propósitos nos diversos domínios sociais. A gramática sistêmico-funcional emprega uma linguagem especializada para descrever e analisar os significados contextuais dos diversos textos.
Downloads
Referências
Butt et. al. Using functional grammar: an explorer’s guide. 2. ed., Sidney: Macquarie University, 2003.
Chouliaraki, L. & Fairclough, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edingurgh University Press, 1999.
Eggins, S. & Martin, J.R. Géneros y registros del discurso. In Van Dijk, T.A. El discurso como estructura y processo, Barcelona: Gedisa, 2000.
Fairclough, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres & Nova Iorque: Routledge, 2003.
______________. Discurso e mudança social. Coord. trad., rev. e pref. Izabel
Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
Halliday, M.A.K. e Hasan, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford University Press, 1991
Halliday, M.A.K. e Matthiessen, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 3. ed., Oxford, Londres: Arnold, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.