Discurso na mídia: construção simbólica de ideologia e poder

Auteurs-es

  • Vicentina Maria Ramires UFRPE
  • Izabela Pereira Fraga UFRPE

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9071

Mots-clés :

Análise crítica de discursos; ideologia; poder; mídia.

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar, com base na ACD, como a imprensa tem abordado o tema homossexualidade e contribuído para gerar preconceito. Um texto veiculado pela revista Veja em novembro de 2012 é objeto de nossa análise, que tomou por base um modelo adaptado de Chouliaraki e Fairclough (1999) e os postulados de Thompson (1990) sobre ideologia, de forma a se identificar como são operadas estratégias típicas de construção simbólica para se legitimar, dissimular e reificar formas ideológicas de discriminação e poder. A análise confirmou hipóteses largamente difundidas nos estudos críticos da linguagem de que os meios de comunicação têm contribuído para manter relações desiguais de poder na sociedade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Vicentina Maria Ramires, UFRPE

Professora associada do Departamento de Letras e Ciências Humanas. Doutora em Linguística

Izabela Pereira Fraga, UFRPE

Aluna pesquisadora do Curso de Licenciatura em Letras da UFRPE.

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Publié-e

2014-06-23

Comment citer

Ramires, V. M., & Fraga, I. P. (2014). Discurso na mídia: construção simbólica de ideologia e poder. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 15(1), 69–83. https://doi.org/10.26512/les.v15i1.9071

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa