Multimodalidade na era da transmídia: um estudo do regime semiótico de emissões televisivas postadas no site YouTube

Auteurs-es

  • Rafael Costa Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7535

Mots-clés :

transmídia; multimodalidade; metafunções da linguagem

Résumé

As práticas de linguagem em ambientes midiáticos se realizam, crescentemente, sob o impacto da transmídia (JENKINS, 2008), ou trânsito de conteúdos entre mídias. Tal migração acontece incessantemente entre ambientes como a televisão e a internet. Assim, nos questionamos como ocorre a construção de sentidos em gêneros audiovisuais que sofrem mudança de suporte. Apropriamo-nos de reflexões como a de Kress (2010) para identificar o potencial significativo das semioses num corpus composto por três vídeos do site YouTube. A análise se baseia na categoria de metafunção (KRESS; van LEEUWEN, 2006). Observamos que a mudança de suporte ocasiona um reordenamento dessas macrofunções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Costa, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente A do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Mestre e doutorando em
Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

Références

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006[1979].

CHIEW. A. K. K. Multisemiotic mediation in hypertext. In: O'HALLORAN, K. (Ed.) Multimodal discourse analysis: Systemic-Functional Perspectives. London; New York: Continuum, 2004.

COSTA, R. R. Broadcast yourself: o avanço do vídeo digital e o empoderamento da audiência. In: VII Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: Rede Alcar, 2009.

____. A TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia. Dissertação (Mestrado em Linguística) ”“ Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

DAWKINS, R. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DIONISIO, A. P. . Intertextualidade e multimodalidade na escrita didática. In: MOURA, V.; DAMIANOVIC, M. C.; LEAL, V. (org.). O ensino de línguas: concepção & práticas universitárias. 1 ed. Recife: Editora da UFPE, 2010, v. 1, p. 163-175.

DONDIS, D. A. A primer of visual literacy. Cambridge: MIT Press: 1974.

FELTRIN, R. Record cresce 117% em seis anos; Globo e SBT despencam. UOL Notícias - Ooops! São Paulo, 06 out. 2010. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimasnoticias/2010/10/06/record-cresce-117-em-seis-anos-globo-e-sbt-despencam.jhtm. Acesso em 08 set. 2013.

FORD, A. Navegações: comunicação, cultura e crise. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

GOMES, L. F. Hipertextos multimodais: o percurso de apropriação de uma modalidade com fins pedagógicos. Tese de Doutorado. Campinas: Doutorado em Linguística Aplicada da Universidade de Campinas, 2007.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 3. ed., Oxford, Londres: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESEN, C. M. I. M. (revised by). An introduction to Functional Grammar. 3. ed., Londres: Hodder Education, 2004.

HARLEY, D.; FITZPATRICK, G. YouTube and intergenerational communication: The case of Geriatric1927. Universal access in the information society, Heidelberg, n. 8, p. 5-20, 2009.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. Ithaca: Cornell University Press, 1988.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2008.

JOST, F. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Nova Iorque: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. Londres: Hodder Arnold, 2001.

____. Reading images: the grammar of visual design. Londres: Routledge, [1996] 2006.

LEMKE, J. L. Travels in hypermodality. London, Thousand Oaks, CA, New Delhi: SAGE Publications, Vol. 1, 2002, p. 299-325.

MAZETTI, H. M. Cultura Participativa, espetáculo interativo: do “empoderamento” ao engajamento corporativo dos usuários de mídia. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2009.

NIELSEN, J. Scrolling and Attention. In: Jakob Nielsen’s Alertbox. Disponível em: <http://www.useit.com/alertbox/scrolling-attention.html>. Acesso em: 25 mar. 2010.

O'HALLORAN, K. (ed.) Multimodal Discourse Analysis: Systemic-Functional Perspectives. London; New York: Continuum, 2004.

O'REILLY, T. What is Web 2.0. In: O'REILLY, 2005. Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html>. Acesso em 08 set. 2013.

PRIMO, A. A interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese (Doutorado em Informática na Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

RECUERO, R. C. Memes e dinâmicas sociais em weblogs: informação, capital social e interação em redes sociais na Internet. InTexto, v. 15, p. 1, 2006.

_____. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

YOUTUBE. Histórico da empresa. Disponível em: <http://www.youtube.com/yt/about/>. Acesso em 08 set. 2013.

Téléchargements

Publié-e

2015-06-29

Comment citer

Costa, R. (2015). Multimodalidade na era da transmídia: um estudo do regime semiótico de emissões televisivas postadas no site YouTube. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 122–140. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7535

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa